Universidade do Porto lança plataforma com registo oncológico de animais de estimação

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 04 dez 2019 (Lusa) -- Dois institutos da Universidade do Porto vão lançar uma plataforma que, ao "compilar informação sobre o registo oncológico" de animais de estimação, vai permitir estudar frequência, predominância e fatores de risco associados à doença em Portugal, revelou o responsável.

Em entrevista à agência Lusa, João Niza Ribeiro, coordenador da plataforma, intitulada 'Vet-OncoNet', explicou hoje que esta surgiu da "necessidade de existir um registo o mais sistemático possível da oncologia animal", designadamente, dos animais de estimação.

"Queremos que esta estrutura recolha dados produzidos nos laboratórios, nas clínicas e nos hospitais veterinários de maneira a existir uma sistematização dos mesmos", frisou.

Desenvolvida pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), a plataforma vai assim permitir compreender a frequência e distribuição destes tumores em todo o país.

"Esta estrutura vai possibilitar saber a quantidade de cancros em território nacional, em que espécies é mais predominante, se está a aumentar e se está mais focado em zonas urbanas ou rurais", exemplificou João Niza Ribeiro, membro da direção do ISPUP e docente do ICBAS.

Além de auxiliar a compreender a predominância, a plataforma, que foi elaborada sob o conceito 'One Health' ('Uma Saúde', em português) possibilitara também "estudar fatores de risco associados" à doença, mas também à saúde humana e ambiental.

"Pensamos que uma parte dos fatores que levam ao aparecimento de cancro são ambientais e esses fatores ambientais têm influência quer nos animais quer nos humanos. Há sempre interesse, ao estudar a sobreposição de áreas, perceber que pode haver ali fatores comuns e que, no fundo, os animais possam servir de sentinela", frisou o investigador.

A esta plataforma poderão aceder médicos veterinários, proprietários de animais e laboratórios de diagnóstico veterinário, sendo que cada um terá um espaço próprio no 'site' para submeter a informação recolhida.

"Este pretende ser um projeto em rede e inclusivo e não uma iniciativa fechada. Isto faz mais sentido se houver uma colaboração de todos os atores para uma rede única que possa sistematizar bastantes dados e depois ser útil para todos", referiu.

À Lusa, João Niza Ribeiro adiantou que, posteriormente, a plataforma poderá também, "com outra finalidade", tentar compilar dados sobre animais de produção.

"Nós temos um serviço de inspeção sanitária das carnes, que identifica e retira do consumo numa fase muito precoce todos os animais que não estejam saudáveis. Mas, o que não há, é uma sistematização desse registo, ou melhor, está sistematizado, mas não é tratado. Essa é uma das linhas potenciais que nós temos, isto é, podermos vir a estabelecer algum acordo com a Direção-Geral de Veterinária, no sentirmos de podermos aceder a essa informação", concluiu.

A plataforma Vet-OncoNet vai ser lançada esta sexta-feira, às 10:30, no Salão Nobre do ICBAS.

SPYC//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.