Documentário "Transnistra", de Anna Eborn, conquista Grande Prémio Porto/Post/Doc

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 30 nov 2019 (Lusa) -- O documentário "Transnistra", da realizadora Anna Eborn, é o vencedor do Grande Prémio do festival Porto/Post/Doc, que encerra no domingo, tendo sido considerado pelo júri uma "experiência inesquecível", revelou hoje a organização, em comunicado.

A declaração do júri justifica o galardão pela "pela extrema sensibilidade que a cineasta teve ao abordar um universo tão frágil, compreendendo o processo de 'coming of age' [amadurecimento] através de uma linguagem cinematográfica muito essencial e intensa", e "pelo retrato de Tania entre os meninos, o modo como explora a sua sexualidade, em completa liberdade, sem qualquer vergonha ou julgamento de alguém ao redor", que, considera o júri, "faz deste filme uma experiência inesquecível".

A decorrer desde dia 23 de novembro, o festival de documentário passou pelo Porto e, pela primeira vez, também por Braga, com exibições de filmes em vários espaços das cidades.

O Porto/Post/Doc, que já tem nova edição anunciada para 2020, centrou este ano a sua programação nas questões identitárias.

O júri entregou ainda a "The Science of Fictions", de Yosep Anggi Noen, o prémio Companhia das Culturas / Fundação Pereira Monteiro para melhor realizador emergente.

"Com uma alegria comunicativa, o filme joga com elementos clássicos do cinema, usando luz e ritmo para criar magia, enquanto traça um retrato humano e político de uma alma solitária", justificou o júri.

O Prémio Cinema Novo, atribuído pelo Canal 180, foi para "Terril", de Bronte Sthal, pela "originalidade do tratamento cinematográfico na abordagem de uma temática central do nosso tempo: a questão ambiental".

O documentário "Shooting the Mafia", de Kim Longinotto, conquistou o Prémio Teenage, uma escolha "óbvia e unânime" para o júri, "pela sua ligação entre a representatividade feminina e cultural através da qual criou uma narrativa imersiva, comovente e impactante, que fez jus à notável direção artística".

IMA (TDI/PFT) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Planta invasora em "grande escala" no rio Minho bloqueia pescas, alerta associação

A elódea, uma planta infestante presente “em grande escala” no rio Minho, “bloqueia completamente” as redes de pesca do sável e da lampreia, impossibilitando o trabalho dos pescadores, revelou a associação de profissionais de pesca.

Incêndio em autocarro corta Estrada Nacional 15 em Amarante

Um incêndio num autocarro de passageiros obrigou este sábado ao corte da Estrada Nacional (EN) 15 em Amarante, no distrito do Porto, indicou fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa.

Detido por exercer violência psicológica, verbal e financeira sobre a mãe idosa

Um homem de 41 anos foi detido, em Vinhais, pelo crime de violência doméstica, informou este sábado a GNR de Bragança.