Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses arranca hoje com regionalização em cima da mesa

Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses arranca hoje com regionalização em cima da mesa
| Norte
Porto Canal com Lusa

Cerca de 800 autarcas reúnem-se, esta sexta-feira e sábado em Vila Real para discutir temas como a criação de regiões administrativas e o financiamento do poder local, no congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Sob o lema "Descentralizar, Regionalizar, Melhor Portugal", o XXIV congresso da ANMP tem no seu programa o debate de temas como a "Organização do Estado", o "Modelo de Desenvolvimento do País" e o "Financiamento Local".

Em entrevista à Lusa, nas vésperas do Congresso, o presidente da ANMP, Manuel Machado (PS), afirmou que a descentralização de competências para as autarquias está a ser um passo importante, mas não chega, sendo agora tempo de "ultrapassar o tabu" da regionalização, considerando que a criação das regiões políticas e administrativas é "a oportunidade para a modernização do Estado" português.

A sessão de abertura, marcada hoje para as 16:00, tem já confirmadas as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

A sessão de encerramento do Congresso está marcada para as 16:30 de sábado, estando anunciada a presença do primeiro-ministro António Costa.

O programa de hoje prevê ainda um debate sobre a "Organização do Estado", a partir de uma apresentação da presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes (PS).

No sábado, o programa prevê um debate sobre o "Modelo de Desenvolvimento do País", apresentado pelo presidente da Assembleia Municipal do Seixal, o histórico autarca Alfredo Monteiro (PCP).

O presidente da Câmara de Aveiro e um dos vice-presidentes da ANMP Ribau Esteves (PSD) apresentará para debate o tema "Financiamento Local".

Os congressos da ANMP realizam-se de dois em dois anos: um a seguir às eleições autárquicas, no qual são eleitos os dirigentes da ANMP tendo em conta os resultados eleitorais, e um outro dois anos depois, a meio do mandato autárquico, em jeito de balanço.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.