PSP deteve adepto inglês e identificou 16 belgas por participação em rixa no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 28 nov 2019 (Lusa) -- A PSP do Porto deteve um adepto de futebol inglês e identificou 16 outros belgas por "participação em rixa e danos" em vários locais do Porto, na quarta-feira, dos quais resultaram vários feridos, anunciou hoje aquela força policial.

Em comunicado, o Comando Metropolitano do Porto da PSP refere que a detenção e as identificações dos estrangeiros ocorreram "em resultado de desacatos" entre os grupos de adeptos na cidade.

A PSP adianta que os "focos de desordem" registados foram "prontamente sanados através da intervenção policial".

Segundo a polícia, "não obstante o dispositivo policial envolvido, e de terem sido tomadas as medidas preventivas adequadas à promoção da ordem pública e segurança dos cidadãos, verificou-se uma dispersão de incidentes envolvendo agressões e desordens por vários locais da cidade, dos quais resultaram, além de vários feridos com registo hospitalar, danos em estabelecimentos comerciais e espaços públicos".

Sublinhando que o Porto "acolheu, ao longo da semana, centenas de adeptos ingleses e belgas que irão assistir aos jogos das competições europeias", que terão lugar hoje, em Braga e Guimarães, a PSP garante que, "no decurso das operações desenvolvidas", desde terça-feira, "mobilizou diferentes unidades operacionais".

Destaca a mobilização de 'spotters'/unidades de acompanhamento de adeptos, Equipas de Intervenção Rápida, Equipas de Prevenção e Reação Imediata, Investigação Criminal e Unidade Especial de Polícia.

A PSP salienta ainda a "conjugação de esforços desenvolvida com os elementos policiais pertencentes a equipas de 'spotters' das polícias belga e inglesa, que acompanham os referidos adeptos e que se revelaram de grande utilidade na separação e encaminhamento daqueles que não se identificam com comportamento e que constituem a larga maioria dos adeptos presentes" na quarta-feira no Porto.  

A polícia "faz saber que os referidos factos vão ser participados junto das autoridades judiciárias competentes, assim como irá adotar todos os procedimentos policiais adequados para garantir a segurança e ordem públicas".

Adeptos ingleses e belgas envolveram-se em confrontos no Porto, durante o dia e a noite de quarta-feira, provocando danos numa esplanada, segundo informações fornecidas pela PSP na madrugada de hoje, quando ainda não se tinham efetuado quaisquer detenções, nem havia registo de feridos.

Segundo a mesma fonte, os confrontos ocorreram em vários locais do Porto, como as Galerias de Paris ou a zona dos Clérigos, tendo sido danificada uma esplanada.

A propósito destes desacatos, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pediu hoje um reforço dos meios da PSP, instando o Ministério da Administração Interna (MAI) a abandonar "o negacionismo em que caiu".

Em comunicado, a Câmara do Porto refere que o seu presidente escreveu uma carta de protesto ao MAI, pedindo "uma clara e veemente reivindicação de mais meios, melhor enquadramento legal e que o Governo abandone o negacionismo em que caiu sobre" segurança pública.

Hoje, a equipa belga Standard Liège vai defrontar o Vitória de Guimarães, enquanto os ingleses do Wolverhampton vão jogar contra o Sporting de Braga, em jogos a contar para a fase de grupos da Liga Europa em futebol.

JAP/JGJ (AJO/VSYM) // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.