World Athletics suspende processo de reintegração da Rússia

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 22 nov (Lusa) - A World Athletics, organismo mundial do atletismo, antes denominada IAAF, suspendeu hoje o processo de reintegração da Rússia, afastada desde novembro de 2015, na sequência de um escândalo de doping institucional.

Por outro lado, o Conselho da World Athletics decidiu congelar o processo que permitia aos atletas russos considerados irrepreensíveis por um painel antidopagem competir sob bandeira neutra e ameaça mesmo o país de exclusão, dependendo de decisões esperadas da Agência Mundial Antidopagem e de um inquérito da Unidade de Integridade do Atletismo.

A decisão foi tomada na reunião do Conselho da World Athletics e acontece a oito meses dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020 e um dia depois da suspensão provisória de cinco dirigentes da federação russa da modalidade (Rusaf), entre os quais o presidente Dmitri Chliakhtin, suspeitos de "obstrução a um inquérito" ao saltador em altura Danil Lysenko.

Os responsáveis da Rusaf são acusados de fornecer documentos falsos para permitir ao vice-campeão do Mundo de 2017 escapar a uma sanção por ter faltado às obrigações de localização para controlos inopinados.

Além desta situação, a Rússia tem estado no centro das atenções da Agência Mundial Antidopagem nos últimos meses, com um inquérito sobre a possível falsificação de dados do laboratório de Moscovo - que esteve no coração do sistema de dopagem entre 2011 e 2015 - transmitidos à AMA e à Unidade de Integridade do Atletismo.

O comité executivo da AMA vai reunir-se em 09 de dezembro para avaliar o processo em curso contra a Rusada e aplicar eventuais sanções, que poderão ir até à exclusão dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo verão.

FB // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).