Taça Libertadores: Flamengo, de Jesus, desafia campeão River

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 21 nov 2019 (Lusa) -- O desafiante Flamengo, orientado pelo português Jorge Jesus, e o campeão em título River Plate disputam no sábado a primeira final da Taça Libertadores de futebol em jogo único, transferido da conturbada Santiago para Lima, no Peru.

Ao comando dos brasileiros apenas desde julho, Jesus, de 65 anos, e o seu 'Fla' vão defrontar um conjunto que Marcelo Gallardo, de 43, 'molda' há mais anos (cinco) do que os meses (quatro) que o técnico luso coleciona no Rio de Janeiro.

O River Plate pode, assim, ser considerado favorito, também pelo seu palmarés na prova, tanto histórico -- quatro triunfos, contra apenas um dos brasileiros, em 1981 -- como recente, já que os argentinos ganharam duas das últimas quatro edições.

Com Gallardo ao leme, os argentinos venceram em 2015, numa final com os mexicanos do Tigres, e no ano passado, num duelo com os rivais nacionais do Boca Juniors, revolvido no prolongamento de um segundo jogo disputado no Santiago Bernabéu, em Madrid.

Os 'milionários' procuram, agora, um registo que foi a última vez conseguido precisamente pelo conjunto 'xeneize', o derradeiro a defender com sucesso o título (2000 e 2001).

Por seu lado, e em vésperas da final da 60.ª edição, o Flamengo tem apenas um sucesso na Libertadores, muito longínquo, com 38 anos, obtido em 1981, por um conjunto liderado pela classe de Zico e que inclui jogadores como Júnior e o ex-benfiquista Mozer.

Agora, quase quatro décadas depois, o 'Mengão' está de volta à final da principal prova sul-americana de clubes e pela mão de um treinador português, o 'veterano' Jorge Jesus, que luta em Lima pelo mais importante título da sua carreira.

O 'Fla' chega sem grande currículo, mas, em oposição, com um futebol entusiasmante desde que levou o 'toque' de Jorge Jesus, que não precisou de muito tempo para fazer dos cariocas a melhor equipa brasileira do momento, por larga margem.

Com quatro jornadas por disputar, o conjunto do Rio de Janeiro, que o treinador luso recebeu no terceiro lugar da prova, é quase campeão brasileiro (pode mesmo fazer a festa, sem jogar, no domingo), e chega com um registo impressionante ao Peru.

O 'onze' de Jesus segue com uma série de 25 jogos sem perder (20 vitórias e cinco empates), depois do 0-3 no reduto do Bahia, em 04 de agosto, há mais de três meses e meio -- no total, soma 23 triunfos, oito igualdades e dois desaires (71-27 em golos).

Pelos resultados, e mais ainda pela qualidade do futebol praticado, o Flamengo tem toda a legitimidade para pensar que pode tornar-se também, 38 anos depois, o 'maior' da América do Sul.

Em Lima, Jesus deverá apresentar um 'onze' com Diego Alves na baliza, uma defesa com Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari e Filipe Luis, um meio-campo com Gerson, William Arão, Éverton Ribeiro e De Arrascaeta e um ataque com Gabriel Barbosa e Bruno Henrique.

Vitinho, o recuperado Diego ou o 'menino' Reinier podem ser outros armas a utilizar, face a um River Plate que está longe de se equiparar, em termos de 'nota artística', ao 'Fla', mas é um conjunto compacto, experiente e que sabe como ganhar.

Gallardo poderá lançar, por seu lado, um 'onze' com Montiel, Martínez Quarta, Pinola e Milton Casco, à frente de Armani, um meio-campo com Enzo Pérez, mais recuado, Nacho Fernández, De La Cruz e Palacios e um ataque com Santos Borré e Matias Suárez.

Lucas Pratto e Juan Quintero, recentemente regressado de lesão, poderão ser dois suplentes de 'luxo'.

Entre as duas equipas, quatro jogadores passaram pelo futebol luso, Enzo Pérez (Benfica) e Juan Quintero (FC Porto), entre os argentinos, e Gabriel Barbosa (Benfica), vulgo Gabigol, e Diego (FC Porto), da formação 'canarinha'.

A final da Taça Libertadores, que estava inicialmente marcada para Santiago do Chile, realiza-se no sábado, no Estádio Monumental, em Lima, no Peru, a partir das 15:00 locais (20:00 em Lisboa), com arbitragem do chileno Roberto Tobar, de 41 anos.

PFO // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.