Macau debate desenvolvimento do sistema financeiro para empresas lusófonas

| Economia
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 19 nov 2019 (Lusa) - O desenvolvimento do setor financeiro de Macau e a forma de atrair empresas de países lusófonos para este mercado vão estar em foco numa palestra no final do mês, anunciou hoje o Governo do território.

O objetivo é discutir o contexto do desenvolvimento, desafios e oportunidades do sistema financeiro de Macau e também "Macau como centro de compensação em renminbis para os países de língua portuguesa", indicou, em comunicado, a Comissão de Desenvolvimento de Talentos.

Na palestra 'Sistema Financeiro de Macau com Características Próprias -- Desafios e Oportunidades', que se realiza em 29 de novembro, serão abordados temas como "o padrão de desenvolvimento, o desenvolvimento e as oportunidades e desafios que se colocam ao setor financeiro de Macau, bem como o planeamento do desenvolvimento futuro", referiu.

A função do território como centro de circulação do renminbi nos países lusófonos e "as formas de atrair mais empresas desses países para usufruírem desta plataforma financeira" vai ser também um dos temas da palestra, organizada pela Comissão de Desenvolvimento de Talentos e o Instituto de Formação Financeira de Macau.

Como oradores, a palestra conta com a diretora-adjunta do Departamento de Desenvolvimento Financeiro da Autoridade Monetária de Macau (AMCM), Lao A Kun, e o diretor da Direção da Banca de Particulares do Banco Nacional Ultramarino (BNU), Francisco Chan.

Em outubro, a AMCM tinha indicado continuar a aguardar a conclusão de vários estudos sobre o estabelecimento no território de um mercado bolsista denominado em renminbis.

O BNU é, juntamente com o Banco da China, banco emissor de moeda em Macau, e conta atualmente com 20 agências, incluindo uma em Zhuhai, cidade chinesa adjacente ao território.

MIM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.