Procura de dívida sénior não preferencial da CGD foi sete vezes superior à oferta

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 nov 2019 (Lusa) - A emissão de dívida sénior não preferencial da CGD, no montante de 500 milhões de euros, a cinco anos e com uma taxa de juro de 1,25%, teve uma procura sete vezes superior à oferta, divulgou hoje a instituição.

Esta foi a primeira emissão deste tipo de dívida realizada por um banco português, no seguimento da aprovação do seu enquadramento legal, de acordo com a Caixa Geral de Depósitos.

O banco realizou hoje uma emissão de dívida sénior não preferencial ('senior non preferred'), no montante de 500 milhões de euros, com prazo a cinco anos e uma taxa de juro de 1,25%.

"A emissão foi colocada exclusivamente junto de investidores institucionais, na sequência do 'roadshow' que teve lugar nos dias 14 e 15 de novembro em Lisboa, Paris e Londres, durante o qual a CGD realizou reuniões com 40 investidores", refere a entidade, em comunicado.

Ao todo foram recebidas "cerca de 220 ordens, ultrapassando os 3.500 milhões de euros", refere.

Por distribuição geográfica de colocação junto dos investidores, o Reino Unido representou 28%, França e Portugal 16% cada um, Holanda e Espanha 8% cada e Itália 7%.

"Por tipo de investidores, salienta-se as gestoras de ativos, que tomaram mais de 70% do total da emissão", acrescenta.

A emissão insere-se no plano de financiamento definido para o cumprimento dos requisitos MREL ('Minimum Requirements for own funds and Eligible Liabilities') fixados pelo Banco de Portugal, de acordo com decisão do Conselho Único de Resolução.

A operação, segundo a Bloomberg, foi conduzida por cinco bancos: CaixaBank, HSBC, Morgan Stanley, NatWest Markets e Société Générale.

Esta é a primeira vez que o banco público foi ao mercado de dívida desde junho de 2018, no âmbito do processo de recapitalização, no valor de 4,9 mil milhões de euros.

Em 21 de junho, a CGD emitiu 500 milhões de euros em dívida 'tier2' a contar para o reforço de capital.

ALU/(ICO) // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Eurodreams sem totalistas, mas são distribuídos três segundos prémios

Não se registaram totalistas no sorteio desta segunda-feira do Eurodreams, contudo houve três apostadores estrangeiros que conseguiram o segundo prémio, em que são distribuídos 2.000 euros por mês ao longo de cinco anos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.