Guiné-Bissau: Carlos Lopes apoia quem acredita no programa "Terra Ranka"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 nov 2019 (Lusa) -- O guineense Carlos Lopes, antigo adjunto do secretário-geral das Nações Unidas, apelou hoje ao voto em Domingos Simões Pereira, recordando que o seu programa eleitoral - "Terra Ranka" -- constitui a "única saída credível para a transformação do país".

Na sua página na rede social Facebook, Carlos Lopes começa por escrever que esta é a "semana crucial para definir o futuro da Guiné-Bissau", numa publicação que inclui uma foto com o cartaz de Domingos Simões Pereira, candidato do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau (PAIGC).

"Quando ajudei a construir o 'Terra Ranka', esse programa era o resultado de um consenso nacional, integrando uma larga maioria, um governo de unidade nacional, um apoio deslumbrado dos nossos vizinhos, organizações internacionais e agências de desenvolvimento", lê-se na mensagem.

Carlos Lopes prossegue: "Pelo caminho, muitos dos que fizeram parte desse processo foram desdizendo-se e até se tornaram hostis em relação ao que tinham aprovado".

"Eu mantenho a coerência de que se trata da única saída credível para a transformação do país", afirmou, garantindo que só pode apoiar "quem acredita nesse projeto".

"Mas mais do que uma pessoa, este projeto vai necessitar de mudar o comportamento coletivo destes últimos tempos de euforia eleitoral. Precisamos de cicatrizar muitas feridas que a linguagem e a retórica agressiva estão a abrir", concluiu.

Carlos Lopes foi um dos quadros guineenses que participou na produção do documento estratégico 'Terra Ranka', com o qual a Guiné-Bissau conseguiu uma promessa de 1,5 mil milhões de dólares, numa mesa-redonda, realizada em 2015, na Bélgica.

A primeira volta das eleições presidenciais realiza-se no dia 24 de novembro.

SMM // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.