Alemanha e França defendem direito dos iranianos a fazerem manifestações

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 18 nov 2019 (Lusa) -- A Alemanha pediu hoje ao Governo iraniano que respeite as manifestações "legítimas" contra a subida do preço dos combustíveis, enquanto a França defendeu a liberdade de expressão e o direito a fazer manifestações pacíficas.

Os dois países admitiram estar a acompanhar os protestos no Irão "com preocupação", mas consideraram que a liberdade de expressão e o direito das pessoas a manifestarem-se têm de ser respeitados.

O Irão, que vive uma grave crise económica, anunciou na sexta-feira o aumento do preço da gasolina em pelo menos 50% para reformar o sistema de subvenção dos combustíveis e lutar contra o contrabando.

O anúncio deu início a uma onda de protestos, que já afetou pelo menos 25 cidades no Irão, e que rapidamente escalou para a violência, provocando a morte de duas pessoas.

"Estamos a acompanhar com preocupação os acontecimentos no país", disse hoje a porta-voz do Governo alemão, Ulrike Demmer, adiantando considerar que os protestos são "legítimos".

"Apelamos ao Governo de Teerão para que respeite a liberdade de reunião e de expressão", acrescentou.

"O povo iraniano deve poder exprimir o seu descontentamento face à situação política e económica, [deve poder] exprimir as suas opiniões livre e pacificamente", defendeu a porta-voz alemã.

Também a porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Agnès Von Der Mühll, anunciou que a França "está a seguir com atenção as manifestações em várias cidades do Irão" e lamentou "a morte de vários manifestantes nos últimos dias".

O Governo francês sublinhou ainda "o direito das pessoas a manifestarem-se pacificamente" e defendeu "a liberdade de expressão".

Os Estados Unidos tomaram uma posição semelhante no domingo, tendo o Governo iraniano acusado hoje a Casa Branca de ingerência nos assuntos internos do país.

"Os Estados Unidos apoiam os iranianos nas suas manifestações pacíficas contra o regime que os deveria liderar", afirmou no domingo Stephanie Grisham, porta-voz do executivo norte-americano, em comunicado.

"Condenamos o uso de força contra os manifestantes", acrescentou, denunciando os excessos de um regime que "abandonou o seu povo".

A posição norte-americana foi reforçada hoje com uma mensagem divulgada pelo secretário de Estado Mike Pompeo, garantindo que os Estados Unidos "estão com o povo iraniano".

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Teerão considerou que a mensagem representa "uma declaração de apoio a um grupo de desordeiros" e condenou as "observações intervencionistas e hipócritas" norte-americanas.

O conflito entre o Irão e os Estados Unidos tem subido de tom no último ano, na sequência da retirada unilateral dos Estados Unidos do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano alcançado em 2015 e da imposição de novas e mais pesadas sanções contra Teerão.

PMC // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.