Países europeus apelam a libertação de deputada raptada na Líbia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tripoli, 17 nov 2019 (Lusa) -- Treze missões diplomáticas europeias na Líbia, incluindo de Portugal, apelaram hoje às autoridades no leste do país para trabalharem pela libertação de uma deputada raptada em julho em Benghazi, cidade controlada pelas forças do marechal Khalifa Haftar.

Num comunicado conjunto, as embaixadas exprimem a sua "profunda preocupação com o prolongado desaparecimento de um membro da Câmara dos Representantes, Siham Sergewa" e apelam "à sua libertação imediata".

No documento, assinado pelas embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia, assim como pela missão da União Europeia, pede-se "às autoridades líbias em causa para investigar com urgência sobre o seu desaparecimento e fornecer a sua localização".

A deputada Siham Sergewa desapareceu a 17 de julho em Benghazi, após um ataque à sua casa por um grupo armado, um dia depois de ter apelado na televisão Libya al-Hadath, próxima de Haftar, ao fim dos combates a sul da capital líbia, Tripoli.

Sergewa referia-se à ofensiva lançada a 4 de abril pelo marechal Haftar para tentar ocupar Tripoli, sede do governo de união nacional reconhecido pelas Nações Unidas.

"As violações do direito internacional humanitário e dos direitos humanos (na Líbia) não passarão despercebidos e os autores serão responsabilizados", afirmam as embaixadas no comunicado.

"A frequência dos ataques contra políticos, militantes e elementos da sociedade civil, em particular mulheres, é inaceitável", adiantam.

PAL // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.