Câmara de Loures aprova orçamento de 143,7 ME para 2020

| País
Porto Canal com Lusa

Loures, Lisboa, 15 nov 2019 (Lusa) - A Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, aprovou hoje o orçamento para 2020, no valor de 143,7 milhões de euros, tendo como prioridades as áreas da educação, ambiente e mobilidade.

O novo orçamento, assim como as Grandes Opções do Plano (2020/2023), foram aprovados esta tarde em reunião pública do executivo, liderado por Bernardino Soares (CDU), com os votos favoráveis da CDU, contra do PSD e a abstenção do PS.

O orçamento para 2020 corresponde assim a um aumento de cerca de 11 milhões de euros, face ao que tinha sido aprovado para 2019, que foi de 132,5 milhões.

Durante a discussão, Bernardino Soares justificou este aumento com o incremento de verbas provenientes dos impostos diretos e de fundos comunitários.

O orçamento do município de Loures para 2020 prevê uma verba de 40 milhões de euros para investimento e de 47,5 milhões para atividades.

Algumas das obras inscritas neste orçamento são a construção da variante a Loures, o centro de saúde de Santa Iria da Azoia, o passeio ribeirinho e novos parques urbanos na zona do Infantado e na localidade do Catujal.

"É um orçamento que procura melhorar a qualidade de vida da população", sintetizou o autarca.

Na discussão dos documentos, os vereadores do PSD, que votaram contra, foram os mais críticos das opções tomadas, afirmando que este orçamento "é um engodo".

"É um verdadeiro exagero quanto ao investimento previsto. Prometem-se coisas às pessoas que depois a execução vai ser muito complicada", apontou o vereador social-democrata Nuno Botelho.

A baixa taxa de execução do orçamento foi também criticada pelos vereadores do PS, que lamentaram a não inclusão de medidas de apoio à habitação jovem e de um orçamento participativo.

"O documento tem de ser ambicioso, mas exequível. O grau de execução do investimento não se pode cifrar abaixo dos 30%", defendeu o socialista Nuno Dias.

No entanto, os socialistas, que se abstiveram na votação, encararam como positivo o facto de o executivo prever um aumento em 25% do valor a transferir para as juntas de freguesia.

Durante a sessão foi também aprovada por maioria, com os votos favoráveis da CDU, contra do PSD e abstenção do PS, o orçamento dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos (SIMAR), que o município de Loures gere em conjunto com o concelho vizinho de Odivelas.

Os documentos terão de ser agora apreciados e votados pela Assembleia Municipal de Loures.

FAC // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.