Norte com 30 equipas de intervenção precoce que apoiam 2.000 crianças

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 14 jun (Lusa) -- A região norte tem 30 equipas locais de intervenção (ELI), no âmbito Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), que estão a apoiar 2.000 crianças, disse hoje fonte ligada ao processo.

Conceição Menino, coordenadora da Subcomissão regional do SNIPI, que falava à margem do encontro "Partilhar para crescer", que decorre hoje, em Vila Real, disse à agência Lusa que foram constituídas 30 equipas em dois anos.

A responsável adiantou ainda que o SNIPI apoia cerca de 2.000 crianças espalhadas por toda a região norte.

Este sistema funciona através da atuação coordenada dos ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Educação e da Saúde e tem o objetivo de garantir a intervenção precoce na infância através de um conjunto de medidas de apoio integrado.

Esta intervenção é dirigida a crianças até aos seis anos com alterações ou em risco de apresentar alterações nas estruturas ou funções do corpo, tendo em linha de conta o seu normal desenvolvimento.

As equipas locais juntam vários técnicos, desde educadores de infância, terapeutas da fala, ocupacionais, psicólogos, enfermeiros ou médicos que, em conjunto, decidem o tipo de apoio que deve ser dado às crianças.

Depois é nomeado um gestor de caso que atua diretamente com a criança.

"O tipo de intervenção depende da gravidade das situações, pode ter que ensinar a sentar a criança, a dar-lhe de comer, que a criança aprenda a mastigar, a manipular determinados brinquedos, depois depende da situação concreta das necessidades de cada criança, que podem ser muito variadas", salientou Conceição Menino.

Hoje, em Vila Real, foi também formalizada a ELI do Alto Tâmega e Barroso.

A psicóloga Cátia Carvalho referiu que esta equipa possui já 80 crianças em acompanhamento direto e mais 70 em vigilância.

"Grande parte das nossas crianças encontram-se já com atraso de desenvolvimento, mas também existem crianças que se encontram em risco social", explicou.

No distrito transmontano foram criadas quatro equipas, que apoiam 105 crianças.

O encontro de hoje foi organizado pelo Núcleo de Supervisão Técnica de Vila Real/Subcomissão Regional Norte do SNIPI e pelo Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.