Obras de restauro da Igreja de Santa Clara no Porto com visitas a partir de janeiro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 08 nov 2019 (Lusa) - A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) vai promover a partir de janeiro visitas guiadas às obras de conservação e restauro da Igreja de Santa Clara do Porto, cuja conclusão é apontada para o final de 2020.

O anúncio foi feito pelo diretor regional de Cultura do Norte, António Ponte, numa visita de imprensa à segunda fase da intervenção de conservação e restauro daquela igreja, classificada como monumento nacional.

"O que se pretende no fundo é fazer uma visita muito próxima daquela que nós fizemos hoje para poder mostrar aos cidadãos a diferença (...) entre o estado de conservação antes e depois da obra concluída", explicou.

Para aquele responsável, esta iniciativa vai permitir fomentar um sentimento de "pertença" na comunidade, construído não só pelo processo de valorização física e infraestrutural, mas também pela apropriação da igreja como "peça essencial da dinâmica quotidiana".

"A partir do início do próximo ano apresentaremos as datas mensais de visita à obra. Será uma visita por mês para um grupo restrito de pessoas que se inscreverão na Direção Regional de Cultura do Norte, porque como percebem por razões de segurança e funcionalidade tem de ser um grupo bastante restrito", anunciou, acrescentando que as visitas ao local serão feitas por ordem de inscrição.

Situada paredes meias com a atual sede do Comando Metropolitano do PSP, no Largo 1º de Dezembro, que chegou a fazer parte do antigo Convento de Santa Clara, a igreja apresentava graves problemas de conservação, resultantes particularmente do mau estado do edifício que sofreu uma infestação de térmita que colocou em risco não só o seu espólio como elementos estruturais em suporte de madeira.

Em declarações no final da visita, a secretária de Estado Adjunta e do Património, Ângela Ferreira, reconheceu que "durante muitos anos houve dificuldade em fazer grandes obras estruturais de reabilitação do património", mas sublinhou o empenho do governo em devolver o património cultural às populações, "tornado mais visitável e com mais programação".

"A verdade é que só em 2019 o Estado, em conjunto com a União Europeia, investiu cerca de 21 milhões [de euros] em reabilitação do património", disse, sublinhando que em causa estão "operações financeiras muito pesadas, como é o caso desta, não só na sua execução como na sua preparação".

Segundo a governante, esta operação é, aliás, um exemplo de parceria entre o estado e a sociedade civil, a replicar em outros monumentos nacionais.

A obra de restauro e conservação da Igreja Santa Clara do Porto implicou um investimento global de cerca de 2,4 milhões de euros, um dos maiores do país, em parte comparticipado pelos fundos comunitários e complementado por dois mecenas: A Irmandade dos Clérigos e a Fundação Millennium BCP.

O imóvel, considerado um exemplar singular, está a ser acompanhado por parte da Direção Regional de Cultura do Norte desde 2008, contudo, os primeiros trabalhos avançaram apenas em 2014-2015.

"São dez anos desde que começamos a vir com alguma regularidade, e com alguma frustração fomos percebendo que a igreja se degradava sem termos meios para levar acabo uma efetiva proteção", explicou o arquiteto Jorge da Costa que integra a equipa que está a promover a conservação da igreja.

"Imaginem o que é uma igreja forrada a madeira, estar lentamente a ser consumida pelo tempo e pelos bichos", disse, descrevendo o "estado degradação extrema" em que encontraram aquele património quando da primeira intervenção.

Os números confirmam aliás o mau estado de conservação da igreja onde cerca de 70% dos trabalhos foram de restauro e conservação.

"Mais do que uma herança do passado, é sobretudo uma escolha que queremos fazer para o futuro. E a escolha que nós fizemos, que estamos a fazer neste momento e que queremos prosseguir é de facto prolongar esta património para o futuro",

Localizada no centro histórico do Porto classificado como Património da Humanidade reconhecido pela UNESCO, desde 1996, a Igreja de Santa Clara é para muitos "uma espécie de joia escondida", que em já em 1758 a descreviam como "a mais perfeita e aseada deste Reyno, toda coberta de talha de ouro e azul".

Considero um dos melhores exemplares do barroco joanino, aquele monumento "constitui um legado artístico notável, integrando na sua arquitetura talha, escultura, azulejo, pintura mural, de cavalete e património musical".

VSYM // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.