Cinemas portugueses com aumento de um milhão de espectadores até outubro

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 nov 2019 (Lusa) - Os cinemas portugueses registaram, até outubro, 12,8 milhões de espectadores, o que representa um aumento de um milhão de bilhetes emitidos (8,5%) face a igual período de 2018, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

De acordo com as estatísticas mensais reveladas hoje pelo ICA, até outubro a receita de bilheteira da exibição comercial foi de 68,9 milhões de euros, ou seja, registaram-se mais 5,9 milhões de euros (9,3%) em relação ao mesmo período em 2018.

Comparando só o mês de outubro, houve uma subida ligeira 4,5% na assistência em sala, para um total de 1,3 milhões de espectadores, e um aumento de 18,2% na receita de bilheteira, totalizando 7,5 milhões de euros.

Tanto na exibição como na distribuição, o mercado continua a ser dominado pela empresa NOS. Dos 12,8 milhões de espectadores contabilizados até outubro, 9,2 milhões viram filmes distribuídos pela NOS Lusomundo Audiovisuais.

Os dez filmes mais vistos este ano, encabeçados por "O Rei Leão", de John Favreau, com 1,2 milhões de espectadores, foram todos distribuídos por aquela empresa.

Em matéria de exibição, destaque para a quebra de cerca de 40%, até outubro, da exibidora Medeia Filmes (detida pelo produtor Paulo Branco), tanto em receitas como em audiência, comparando com período homólogo de 2018, coincidindo com o encerramento dos cinemas Monumental, em Lisboa.

Em contrapartida, a distribuidora Leopardo Filmes, também de Paulo Branco, registou naquele período aumentos de 89,9% de receita de bilheteira, para um total de 502 mil euros, e 61,9% no número de espectadores (para 106.650) dos filmes que distribuiu.

Dos filmes portugueses que se estrearam em sala até outubro, "Variações", de João Maia, foi o mais visto, com 275.336 espectadores e 1,4 milhões de euros de receita.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.