Economia mundial regista endividamento recorde - Líder do FMI

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 07 nov 2019 (Lusa) - A economia mundial regista um endividamento recorde amplamente alimentado pelo setor privado, o que tem riscos, advertiu hoje a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

A dívida global dos setores público e privado atingiu um montante inédito de 188 biliões de dólares, ou seja, 230% do Produto Interno Bruto mundial, indicou a dirigente do FMI numa conferência sobre a dívida.

A dívida cresceu 14,6% em comparação com a estimativa de abril de 2018 do FMI (164 biliões de dólares).

"O setor privado é um dos principais agentes desta acumulação, representando atualmente perto de dois terços do nível total da dívida", disse Georgieva, citada pela AFP.

A diretora-geral do FMI afirmou também que a dívida pública das economias avançadas está em níveis inéditos desde a Segunda Guerra Mundial.

"A dívida pública dos mercados emergentes atingiu os níveis registados durante a crise da dívida dos anos 80 e o peso da dívida nos países mais frágeis aumentou bastante nos últimos cinco anos", apontou.

Apesar de os créditos bancários e outros terem um papel essencial para a prosperidade, ajudando as famílias a adquirir habitação e as empresas a investirem, "um endividamento elevado não representa apenas um risco para a estabilidade financeira, pode tornar-se um entrave para o crescimento", avisou.

Georgieva defendeu que deve haver mais transparência nas práticas que envolvem empréstimos.

"Em muitos países é possível reforçar de forma significativa as instituições que registam, supervisionam e declaram a dívida", afirmou.

A nova líder do FMI exortou também a "uma melhor colaboração entre países devedores e credores".

EO // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.