Taxa de desemprego perto dos 6% é "boa notícia para Portugal" - Centeno

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 07 nov 2019 (Lusa) -- O ministro das Finanças português, Mário Centeno, considerou hoje que a redução da taxa de desemprego no terceiro trimestre, para valores próximos do "limiar dos 6%", é uma "boa notícia para Portugal e para o seu mercado de trabalho".

"A taxa de desemprego continuou a sua trajetória de redução [no terceiro trimestre deste ano]. Estamos agora muito próximos do limiar dos 6%", afirmou Mário Centeno, que falava aos jornalistas à entrada para a reunião dos ministros das Finanças da zona euro, em Bruxelas.

O também presidente do Eurogrupo aproveitou a ocasião para reagir aos dados divulgados na quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que indicam que a taxa de desemprego no terceiro trimestre do ano recuou para 6,1%, menos 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 0,6 pontos percentuais em termos homólogos.

"São boas notícias para Portugal, para o seu mercado de trabalho, e projetamos que se mantenham em 2020, agora também com o patrocínio da Comissão Europeia", reagiu Mário Centeno, aludindo às previsões económicas otimistas hoje divulgadas por Bruxelas.

Segundo o INE, a taxa de desemprego registada no terceiro trimestre regista o valor mais baixo da série iniciada em 2011.

Hoje, a Comissão Europeia melhorou em três décimas a previsão de crescimento económico de Portugal para 2% este ano, uma décima acima do esperado pelo Governo, e manteve a anterior previsão de 1,7% em 2020.

Nas previsões económicas de outono divulgadas hoje em Bruxelas, o executivo comunitário estima que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal cresça 2% este ano, acima da anterior estimativa de 1,7% divulgada em julho e uma décima acima da previsão do Governo.

Para a taxa de desemprego, Bruxelas antecipa que desça dos 7% em 2018 para 6,3% este ano e 5,9% em 2020, as mesmas estimativas que o Governo inscreveu no Projeto de Plano Orçamental apresentado em outubro.

ANE (ICO/ECR) // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.