Éder está de volta, Gonçalo Paciência é novidade. Eis os convocados da seleção portuguesa

Éder está de volta, Gonçalo Paciência é novidade. Eis os convocados da seleção portuguesa
| Desporto
Porto Canal com Lusa

O avançado Éder, 'herói' da conquista portuguesa no Euro2016, regressa aos convocados da seleção portuguesa de futebol, hoje divulgados, para os dois últimos jogos no Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa de 2020.

O avançado que representa o Lokomotiv Moscovo foi utilizado pela última vez pelo selecionador Fernando Santos em 20 de novembro de 2018, ao entrar na parte final do jogo da Liga das Nações com a Polónia, que terminou empatado 1-1.

Éder foi principal responsável pela conquista do primeiro título de campeão europeu por Portugal, ao marcar o golo da vitória sobre a anfitriã França na final do Euro2016, já no prolongamento (109 minutos) do jogo disputado no Stade de France, em 10 de julho daquele ano.

As lesões dos médios William Carvalho e André Gomes e dos avançados Rafa, João Félix e Gonçalo Guedes abriram a porta à chamada de jogadores habitualmente menos utilizados, como Éder, mas também os avançados Podence, Diogo Jota e Gonçalo Paciência, novidades em relação à convocatória anterior.

Portugal está obrigado a vencer a Lituânia, no Estádio Algarve, em 14 de novembro, e no Luxemburgo, em 17, para assegurar o segundo lugar do Grupo B e o apuramento direto para o Euro2020, independentemente dos resultados obtidos pela Sérvia nos dois últimos jogos de apuramento.

Segunda classificada do grupo, atrás da Ucrânia -- que já garantiu o primeiro lugar -, a equipa campeã europeia até pode qualificar-se para a fase final já na próxima quinta-feira, caso se imponha à lanterna-vermelha e a Sérvia, terceira colocada, com menos um ponto, não vencer na receção ao Luxemburgo.

Lista dos 25 convocados:

- Guarda-redes: Beto (Goztepe, Tur), José Sá (Olympiacos, Gre) e Rui Patrício (Wolverhampton, Ing).

- Defesas: Nelson Semedo (FC Barcelona, Esp), Ricardo Pereira (Leicester, Ing), José Fonte (Lille, Fra), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Ruben Semedo (Olympiacos, Gre), Mário Rui (Nápoles, Ita) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale).

- Médios: Danilo Pereira (FC Porto), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing), Bruno Fernandes (Sporting), João Mário (Lokomotiv Moscovo, Rus), João Moutinho (Wolverhampton, Ing) e Pizzi (Benfica).

- Avançados: Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Bruma (PSV Eindhoven, Hol), Podence (Olympiacos, Gre), André Silva (Eintracht Frankfurt, Ale), Cristiano Ronaldo (Juventus, Ita), Diogo Jota (Wolverhampton, Ing), Éder (Lokomotiv Moscovo, Rus) e Gonçalo Paciência (Eintracht Frankfurt, Ale).

+ notícias: Desporto

Eis as listas completas às Eleições do FC Porto

Já foram entregues e validadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, José Lourenço Pinto, os nomes de todos os candidatos ao ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028. As Listas A, B e C concorrem à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Para a eleição do Conselho Superior apresentam-se a votos as Listas A, B e D.

FC Porto: Francisco Conceição eleito melhor jovem da liga em março

Avançado marcou um golo e foi titular nos quatro jogos do FC Porto no mês passado

FC Porto (Voleibol): Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-PV Colégio Efanor

Jogo 3 da final do Play-off do campeonato disputa-se na próxima quinta-feira (18h00), no Dragão Arena.