Modernização da Linha do Minho com 112 ME de fundos comunitários até 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Valença, 14 jun (Lusa) - A modernização da Linha do Minho deverá envolver, até 2014, um investimento de 112 milhões de euros, fruto da reprogramação de fundos comunitários já aprovada por Bruxelas, disse hoje à Lusa o autarca de Valença.

Segundo o social-democrata Jorge Mendes, a confirmação da aprovação do pedido de reprogramação destes fundos comunitários, através do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), foi transmitida esta quinta-feira pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), em reunião com os autarcas do Alto Minho.

"O que a CCDRN nos disse é que este pedido de reprogramação dos fundos comunitários, apresentado pelo Governo português, já foi aceite na Comissão Europeia. Prevê um investimento na modernização da Linha do Minho de 45 milhões de euros em 2013 e de 67 milhões de euros em 2014", explicou o presidente da Câmara de Valença.

Trata-se de um investimento que consiste essencialmente na eletrificação e modernização da Linha do Minho, utilizada para a ligação internacional entre Porto e Vigo, na Galiza, e cuja intervenção será concretizada em duas fases. O primeiro troço a intervir será entre Nine e Viana do Castelo, seguindo-se os trabalhos até à fronteira de Valença.

"Congratulamo-nos com esta garantia, que resulta da luta que toda a região travou em defesa deste investimento. O objetivo é que esta linha seja finalmente moderna e competitiva", apontou o autarca de Valença.

Na declaração final da XXVI Cimeira Luso-Espanhola, realizada a 13 de maio em Madrid, os Governos de Portugal e Espanha assumiram o "compromisso" de "agilizar os recursos disponíveis que permitam finalizar a eletrificação de todo o trajeto" da linha entre Porto e Vigo "até 2016".

PYJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.