Hospital São João esclarece que a investigação do DIAP é às doações para o 'Joãozinho'

Hospital São João esclarece que a investigação do DIAP é às doações para o 'Joãozinho'
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, esclareceu hoje que o inquérito do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) sobre a ala pediátrica deste hospital é referente às doações para o projeto 'Joãozinho'.

"O processo referido nas notícias que circulam sobre o inquérito do DIAP do Porto à construção da ala pediátrica do Hospital de São João é referente, de acordo com o conhecimento existente, às doações para o projeto do 'Joãozinho' e à sua utilização, ou seja, relativamente a factos ocorridos antes de 2017", esclarece o CHUSJ, em nota remetida à agência Lusa.

Questionado pela Lusa, o presidente da Associação O Joãozinho, Pedro Arroja, garantiu que ela "nunca" foi contactada pelo DIAP e, portanto, desconhece qualquer investigação.

"Nunca fomos contactados pelo DIAP. Mas estamos inteiramente disponíveis", referiu.

Também o CHUSJ acrescenta, na nota escrita, que este centro hospitalar tem atuado de forma "pró-ativa" neste processo.

"Neste âmbito, o CHUSJ tem remetido de forma pró-ativa toda a informação às autoridades e está a colaborar de forma transparente e empenhada", conclui.

O DIAP do Porto abriu um inquérito à construção da ala pediátrica do hospital de São João, estando o mesmo em segredo de justiça, conforme adiantou hoje à Lusa a Procuradoria-Geral da República (PGR).

"Encontra-se [construção da ala pediátrica] em investigação no DIAP do Porto, não tem arguidos constituídos e está em segredo de justiça", indicou a PGR, sem especificar a que parte do processo de construção visa a investigação em curso.

Em causa está um processo antigo que culmina numa empreitada que arrancou a 01 de outubro com a instalação do estaleiro e deverá estar concluída em 18 meses.

Inicialmente o projeto, vulgarmente conhecido como 'Joãozinho', foi lançado com fundos e donativos.

A ala pediátrica, que ficará integrada no edifício principal, terá cinco pisos e mais dois subterrâneos e capacidade para 98 camas.

O novo espaço acolherá várias especialidades, incluindo a pediatria, neonatologia, medicina intensiva pediátrica, oncologia pediátrica, cardiologia pediátrica, cirurgia pediátrica e a primeira unidade de queimados pediátricos do Norte.

Em 30 de agosto, a ministra da Saúde, Marta Temido, congratulava-se no Porto com o cumprimento do calendário estabelecido em outubro de 2018 para a construção da ala pediátrica, empreitada orçada em cerca de 25 milhões de euros que deverá ficar concluída em 2021.

A governante falava na assinatura do contrato para a construção da obra, entre o CHUSJ e a Casais -- Engenharia e construção, selecionada de um conjunto de 14 empresas convidadas.

Dada a urgência da construção da ala pediátrica, a Lei do Orçamento do Estado para 2019 autoriza o CHUSJ a recorrer ao procedimento de ajuste direto na contratação da empreitada.

Há 10 anos que o hospital tem um projeto para construir uma ala pediátrica, mas desde então o serviço era prestado em contentores.

No início de julho, o CHUSJ anunciou o fim do internamento de crianças em 36 contentores e referiu que estas estruturas, provisórias há cerca de 10 anos, seriam desmontadas.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.