São João no Porto inaugura terceira sala de bloco operatório na Unidade de Valongo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 25 out 2019 (Lusa) -- O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, inaugura domingo a terceira sala do bloco operatório na Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA) de Valongo, num investimento superior a um milhão de euros, anunciou hoje.

Esta nova sala do bloco operatório funciona sete dias por semana, de manhã e à tarde, referiu a unidade de saúde, em comunicado.

Nos dias úteis desenvolve atividade cirúrgica das diversas especialidades e, ao fim de semana, será utilizada para a especialidade de Oftalmologia para aumentar a produção, reduzir a lista de espera e internalizar atividade, acrescentou.

O bloco de Oftalmologia de Valongo trata cerca de 80 doentes por fim de semana e, por semana, a consulta de Oftalmologia nesta unidade atende aproximadamente 320 que vem a acrescer a toda a atividade no edifício principal do Hospital de São João, "aumentando de forma relevante a acessibilidade dos doentes a um especialista", sublinhou.

Na nota, o hospital adiantou que, além da consulta médica, há apoio de enfermagem e disponibilidade para a realização de exames complementares de diagnóstico, nomeadamente angiografia, laser e OCT (tomografia de coerência ótica).

A construção deste novo espaço teve um investimento superior a um milhão de euros em obras e equipamentos.

"O CHUSJ congratula-se com a construção de uma nova sala do bloco na UCA de Valongo que reforçará a importância deste polo no quadro assistencial do centro hospitalar, aumentando a produção e a acessibilidade, mas também como garantia de responder de forma mais eficaz e atempada às necessidades dos doentes", frisou.

SVF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.