Nova barragem pode resolver falta de água em Pemba, norte de Moçambique

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 18 out 2019 (Lusa) -- O conglomerado estatal chinês China Energy Engineering Corporation vai construir uma barragem no rio Megaruma para reforçar o abastecimento de água à cidade de Pemba, na província moçambicana de Cabo Delgado.

Num comunicado enviado na quinta-feira à Bolsa de Valores de Hong Kong, a China Energy revelou que a barragem de argila e cimento a construir no norte do país terá uma extensão de 2,7 quilómetros e uma altura de 35 metros.

O contrato no valor de 423 milhões de dólares norte-americanos (380 milhões de euros) inclui ainda uma central com capacidade para tratar 2 metros quadrados de água por segundo e uma conduta de água com quase 103 quilómetros.

O projeto envolve também uma central hidroelétrica com capacidade para produzir 8,15 megawatts, um canal de desvio de água com dois quilómetros de extensão e a reabilitação de uma estrada de acesso.

O acordo foi assinado entre a China Gezhouba Group International Engineering e a Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e a Direção Nacional do Abastecimento de Água e Saneamento de Moçambique.

Num estudo divulgado em 2016, a Administração Regional de Águas do Norte tinha apontado a construção de uma barragem no rio Megaruma como a solução para a falta de água na cidade de Pemba.

O estudo já sugeria na altura a utilização da água da barragem para irrigação agrícola e a instalação de uma central hídrica e de uma estação de tratamento de água.

EJ // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.