Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja devido à chuva

Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja devido à chuva
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estes três distritos vão estar sob aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 03:00 de quinta-feira, passando depois a aviso amarelo até às 09:00 de quinta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo por causa da chuva para os distritos de Viseu, Vila Real, Aveiro e Coimbra.

O aviso para estes quatro distritos vai estar em vigor entre os 15:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira.

Segundo o IPMA aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso amarelo é o terceiro de uma escala de quatro e revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado e períodos de chuva na região Norte, estendendo-se gradualmente à região centro, e sendo por vezes forte e persistente no Minho e Douro Litoral a partir da tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte no litoral a norte do Cabo Mondego a partir da manhã.

Nas terras altas, o vento será moderado a forte do quadrante sul com rajadas até 75 quilómetros por hora.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima e pequena subida da máxima no interior.

Para a região sul estão previstos períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado no Baixo Alentejo e Algarve e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando por vezes moderado nas terras altas.

O IPMA prevê ainda para a região sul neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima e pequena subida da máxima no interior.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 6 graus Celsius (na Guarda) e os 14 (no Porto) e as máximas entre os 15 (na Guarda e em Bragança) e os 24 (em Santarém).

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.