Profissionais do hospital de Gaia usam crachás com nome próprio para "eliminar barreiras"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 15 out 2019 (Lusa) -- Os profissionais do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, no distrito do Porto, passaram a usar crachás com a mensagem "Olá, o meu nome é" para humanizar a sua relação com os colegas e doentes.

A campanha "Olá, o meu nome é", implementada na segunda-feira, tem por objetivo "dar a conhecer" todos os profissionais que trabalham na unidade de saúde, independentemente das suas funções, com a colocação de um crachá nas suas roupas e com a divulgação, nas redes sociais do hospital, de fotografias e vídeos com a apresentação de cada um deles, explicou hoje à Lusa fonte da unidade hospitalar.

O que se pretende com esta iniciativa simples é humanizar as relações hospitalares, quer entre os profissionais, quer entre estes e os doentes e "derrubar barreiras".

Ao apresentarem-se com o nome próprio e sem títulos ou categorias, os profissionais mostram o seu lado mais humano e, com isso, mudam comportamentos, referiu.

Segundo a fonte, os doentes sentem-se mais confortáveis com os médicos e, internamente, os profissionais melhoram o seu espírito de equipa e pertença, o que lhes permite criar laços mais fortes.

Esta ideia não é original, sendo inspirada numa campanha similar existente no Reino Unido, sublinhou.

A 04 de setembro foi assinado o compromisso de humanização entre quase todos os hospitais do país, em Vila Nova de Gaia, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido.

Na altura, a governante disse que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tinham de definir, num prazo de três meses, um plano de ação para implementar projetos dedicados à humanização dos cuidados prestados.

"No prazo de três meses, repito, três meses, as instituições aderentes ao Compromisso para a Humanização Hospitalar terão de definir um plano de ação com medidas concretas que devem abranger a globalidade dos serviços e profissionais de saúde, assim como identificar os prazos para a sua implementação", afirmou.

Este programa foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho para a Humanização Hospitalar, que foi criado pela Coordenação para a Reforma do Serviço Nacional Saúde (SNS) na Área dos Cuidados de Saúde Hospitalares, adiantou.

O objetivo é implementar projetos dedicados à humanização que se centrem nas pessoas - utentes, cuidadores e profissionais de saúde - e que garantam o bom relacionamento interpessoal e interprofissional e o respeito por valores humanos, acrescentou Marta Temido.

A implementação das medidas deverá ser feita em função da sua complexidade, estipulando-se um prazo de seis meses para medidas de baixo custo e fácil concretização, um ano para aquelas de complexidade intermédia e com custos que não requerem autorização ministerial, mas carecem de um tempo mais longo para serem concretizadas e entre dois a três anos para adaptações de espaços físicos para assegurar a privacidade dos doentes, para refeições ou para lazer.

SVF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.