Info

Centro Português de Fotografia inaugura duas exposições no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 14 out 2019 (Lusa) -- O Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto, inaugura esta semana duas exposições, uma do fotojornalista russo Alexey Belyanchev e uma outra de fotografias de concerto do espanhol Javier Bragado.

"Este mundo maravilhoso, inquieto e espantoso", que agrega pela primeira vez este conjunto de fotografias de Belyanchev numa exposição, será inaugurada na quinta-feira, seguindo-se "Live & Loud 2.0: 10 anos de Rock & Roll", no sábado.

A exposição do russo, patente até 24 de novembro, mostra no Porto trabalhos realizados desde "zonas de conflito militares" como a Palestina, Kosovo ou Chechénia a encontros com "líderes de diversos países e estrelas mundiais dos negócios, cultura e desporto".

A mostra do fotojornalista, que colaborou com jornais como Cultura, El País, Le Monde ou as agências Associated Press, Reuters ou France Presse, dará depois origem a um livro, "Ou assim...".

Atualmente vice-diretor do jornal russo "Evening Moscow", Belyanchev tem no currículo trabalhos com Boris Ieltsin, primeiro presidente da Rússia, mas também no encontro entre o Papa Francisco e o patriarca Kyrill, de Moscovo.

Por seu lado, Bragado expõe fotografias tiradas ao longo de 10 anos em concertos de 'rock', com bandas como AC/DC, Kiss ou Airbourne retratadas, numa série que começou em 2008.

Segundo o autor, numa nota publicada no 'site' do Centro Português de Fotografia, pretende-se "ultrapassar as barreiras do imediato". "Precisamos de ser capazes de criar ícones que perduram no tempo, como Leibovits fez com os Rolling Stones, ou Jim Marshall com os Beatles e Jimmy Hendrix", pode ler-se.

A mostra estará patente até 23 de fevereiro de 2020 e combina "o instante decisivo de comunhão entre o espetador e o músico mas também tentar transmitir a emoção de uma canção num concerto".

SIF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Preparativos da Gala Dragões de Ouro 2019

                          

Porto é o concelho com mais casos de infeção VIH/Sida

O Porto é o concelho da região Norte com maior incidência da infeção VIH/Sida e onde há cerca de 600 consumidores de drogas a céu aberto, revela um estudo feito pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Operação Éter: Vice-presidente da Turismo Porto e Norte Inácio Ribeiro é arguido

O vice-presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Inácio Ribeiro (PSD), e ex-presidente da Câmara de Felgueiras, é um dos arguidos no âmbito da investigação às Lojas Interativas de turismo (LIT) da TPNP, confirmou à Lusa fonte ligada ao processo.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

N'Agenda

"Este mundo espantoso, inquieto e...

D'Mais

Hora do chá - o que é o...