ICBAS cria escola de formação em suporte básico de vida e desfibrilhação externa

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 14 out 2019 (Lusa) - O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) criou, em parceria com o Conselho Português de Ressuscitação, a Escola de Suporte Básico de Vida e de Desfibrilhação Automática Externa que visa "formar e capacitar" pessoal docente e não docente.

"Uma das prioridades da direção do ICBAS era formar todos os funcionários da instituição em suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa", afirmou hoje, em declarações à agência Lusa, o diretor do ICBAS.

Segundo Henrique Cyrne Carvalho, esta escola surge da necessidade de "criar metodologias" para que todo o processo, desde manobras de socorro à utilização de equipamentos como o desfibrilhador, seja "feito de forma segura".

"As paragens cardiocirculatórias podem acontecer na rua ou noutro sítio, portanto, é preciso assegurar que, até que chegue o suporte avançado de vida, qualquer um de nós conhece suficientemente os processos de manobra e utilização do equipamento, e assim permitir que o doente é tratado de forma diferenciada", frisou.

O diretor do ICBAS, que frequentou, há cerca de 25 anos, o primeiro curso de formadores em Suporte Avançado e Vida em Portugal (organizado pelo UK Resuscitation Council), salientou também a importância de "criar redes de formadores" nestas duas áreas.

"A nossa intenção é formar primeiro o nosso pessoal docente e não docente e, como tudo cresce e a rede se vai alargando, o objetivo é depois exteriorizar a nossa formação às outras unidades orgânicas da Universidade do Porto", afirmou, adiantando existirem já outras instituições interessadas em receber o projeto.

À Lusa, Henrique Cyrne Carvalho adiantou que, futuramente, a intenção do ICBAS é "chegar" às escolas do ensino secundário, mais concretamente, aos alunos do 10º, 11º e 12º ano, mas também professores e restantes funcionários.

A assinatura do protocolo, que celebra o arranque deste projeto e junta o ICBAS e o Conselho Português de Ressuscitação, está agendada para quarta-feira, às 12:00, sendo que no mesmo dia, arranca o primeiro curso formativo.

De acordo com o diretor do ICBAS, o curso, que poderá durar entre um ou dois dias (mediante o tema), vai seguir o programa "sistemático" e "padronizado" de certificação nestas duas áreas.

"Parece-me que este projeto poderá ajudar a materializar uma divulgação efetiva destas competências em todas as unidades orgânicas da Universidade do Porto e constituir desta forma o conceito de 'Universidade do Porto, a Universidade que protege a vida'", concluiu.

SPYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.