Info

Brexit: Negociações com a UE registaram "um impulso" - ministro britânico

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 20 set 2019 (Lusa) -- As negociações entre o Reino Unido e a União Europeia registaram um "impulso", considerou hoje o ministro britânico para o 'Brexit', após ter-se reunido em Bruxelas com o negociador-chefe do bloco comunitário, Michel Barnier.

"Penso que as duas partes querem chegar a um acordo e estamos a trabalhar arduamente para que isso aconteça. Estamos a avançar, houve um impulso [nas negociações] e as discussões [a nível técnico] vão continuar na próxima semana", declarou Steve Barclay à saída do encontro com a equipa de negociadores da União Europeia (UE), em Bruxelas.

A reunião de hoje entre o principal negociador da UE e o ministro britânico para o 'Brexit' incidiu na análise "de um primeiro conjunto de conceitos, princípios e ideias" apresentadas pelo Reino Unido para desbloquear o impasse das negociações da saída do Reino Unido do bloco comunitário, agendada para 31 de outubro.

"Michel Barnier encontrou-se hoje com Steve Barclay em Bruxelas para analisar o ponto da situação das negociações do 'Brexit', tanto no que diz respeito ao mecanismo de salvaguarda para evitar uma fronteira rígida na ilha da Irlanda, como à Declaração Política da relação futura. Ambos concordaram que as discussões técnicas devem prosseguir", informou a Comissão Europeia num comunicado divulgado após a conclusão da reunião.

O encontro entre Barnier e Barclay aconteceu horas depois de o Governo britânico ter enviado à União Europeia "documentos técnicos confidenciais que refletem as ideias que o Reino Unido tem avançado" para rever o Acordo de Saída rejeitado pelo parlamento britânico.

Os documentos que estão a ser analisados pela equipa negocial da UE tratam-se, de acordo com o Governo de Boris Johnson, de "non-papers", o que significa que são documentos oficiosos, que se destinam a ser discutidos e não constituem propostas formais.

AMG // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Peticionários pedem na Assembleia da República suspensão do prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões

Peticionários pela suspensão do prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões, em Matosinhos, foram hoje ouvidos no parlamento, onde defenderam a suspensão e uma reavaliação do projeto.

António Costa afirma que é necessário investir nas regiões do Interior

O Governo está deslocalizado durante dois dias em Bragança com a intenção de exercer uma governação de proximidade. António Costa ouviu as reclamações e sugestões de agricultores do distrito e deu especial atenção aos investimentos da região.

Marta Temido visita Unidade Hospitalar de Bragança

A ministra da Saúde também faz parte da comitiva de António Costa e visitou a Unidade Hospitalar de Bragança, distrito que enfrenta um envelhecimento da classe médica e dificuldade em fixar profissionais.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.