Aeroporto do Porto vai ter "renovado" sistema de aterragem para "melhores condições"

Aeroporto do Porto vai ter "renovado" sistema de aterragem para "melhores condições"
| Norte
Porto Canal com Lusa

O aeroporto do Porto vai ter um “renovado sistema ILS (Landing Sistem, ou sistema de aterragem) para garantir melhores condições” à infraestrutura, nomeadamente quando há nevoeiro, revelou esta quinta-feira à Lusa a NAV – Navegação Aérea de Portugal.

“Estão a instalar um renovado sistema ILS para garantir uma melhoria de condições no Aeroporto do Porto”, adiantou fonte oficial da NAV, quando questionada sobre a existência de atrasos em voos devido ao nevoeiro e à alegada ausência de um sistema ILS de categoria superior, que permite aterragens em situações de baixa visibilidade.

Em resposta à Lusa, a NAV assegurou que “o aeroporto do Porto tem todos os equipamentos necessários ao seu funcionamento”, acrescentando que está a ser instalado um sistema ILS renovado.

Questionada sobre a entrada em vigor deste novo sistema ILS, fonte da NAV não soube adiantar detalhes.

Em agosto, o PCP questionou o ministro das Infraestruturas sobre o que classificou de falta de condições do Aeroporto do Porto em dias de nevoeiro.

O PCP referia-se ao facto de ter existido, num só dia, o desvio de 10 voos e assinalava a “falta de um segundo aparelho de auxilio à aterragem em dias de intenso nevoeiro, ao contrário dos Aeroportos de Faro e Lisboa, que contam com dois aparelhos”.

O Porto Canal divulgou hoje que cerca de 40 voos foram cancelados desde as 00:00 de terça-feira até às 23:30 de quarta-feira, entre partidas e chegadas, devido à falta de condições de aterragem com nevoeiro.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.