Diocese do Porto quer urgente inventário de arte sacra para ajudar polícia

Diocese do Porto quer urgente inventário de arte sacra para ajudar polícia
| Norte
Porto Canal

O vigário-geral da Diocese do Porto, Américo Aguiar, alertou hoje para a urgente inventariação das obras de arte sacra existentes nas igrejas em Portugal, para facilitar a investigação policial caso os templos religiosos sejam alvo de furtos.

"É muito importante que as peças estejam devidamente sinalizadas, identificadas, fotografadas, catalogadas, porque quando é feito o roubo, a partir do momento em que a Judiciária começa à procura, se não existir nenhuma ficha de inventário, é muito complicado encontrar a peça e depois até identificá-la", disse Américo Aguiar, em entrevista à agência Lusa.

O padre admitiu que na jurisdição da Diocese do Porto já ocorreram vários furtos, designadamente na Igreja dos Clérigos e Igreja da Misericórdia do Porto, e que, no imediato, foram tomadas medidas como "retirar as imagens que estavam mais à mão, colocando-as num nível mais superior, e medidas de segurança que foram até recomendadas pela própria Polícia Judiciária".

"Na cidade (...) tivemos já assaltos. Na Igreja da Misericórdia do Porto, na rua da Flores, foram roubadas as caixas das esmolas que estavam no 'hall' de entrada da igreja e também na Igreja do Colégio de Nossa Senhora da Esperança, junto ao Jardim de S. Lázaro, foi roubada uma imagem do nosso São Nuno de Santa Maria, em plena luz do dia, recordou Américo Aguiar, explicando que uma pessoa com "um ar estranho" entrou na igreja e, "tal como entrou, com muita simplicidade e muita discrição, também saiu", levando a imagem do altar.

O sacerdote recorda também o roubo, no verão de 2011, da imagem do S. Miguel Arcanjo na Igreja dos Clérigos, no coração da cidade do Porto.

"O restauro da imagem do S. Miguel Arcanjo que está à entrada da igreja (...), tinha um escudo de madeira do século XVIII (...) e era uma das mais antigas figurações daquilo que era a Porta do Olival da cidade", explicou, referindo que depois de "limpinho e restaurado" deu tanto na vista, que "dois dias depois de o restauro estar pronto desapareceu".

+ notícias: Norte

Guimarães coloca cidadãos no centro de projeto europeu de ação climática

Guimarães, que prepara a candidatura para a Capital Verde Europeia, encontra-se entre as 53 cidades da União Europeia que servirão de estudo para testar as novas formas de descarbonização em contexto urbano.

Braga vence prémio da Semana Europeia da Mobilidade

Braga foi a cidade vencedora do conceituado Prémio de Mobilidade Sustentável da edição de 2022 da Semana Europeia da Mobilidade. O anúncio foi feito esta quinta-feira, numa cerimónia que teve lugar no Castelo dos Condes, em Gante, na Bélgica.

Bastonário da Ordem dos Médicos garante que “SNS precisa de uma mudança profunda” e não de soluções “penso rápido”

O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, garantiu que o “Serviço Nacional de Saúde (SNS) precisa de uma mudança profunda” e não de soluções “tipo penso rápido”.