Associação ligada a resíduos lança Pacto Nacional para reduzir e reutilizar plásticos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 set 2019 (Lusa) - Uma associação do setor dos resíduos lançou hoje um Pacto Nacional dos Plásticos, que envolverá empresas, Governo, universidades e outras organizações num compromisso para reduzir o uso e encorajar a sua reciclagem e reutilização.

O presidente da Smart Waste, Aires Pereira, disse à agência Lusa que espera que o pacto seja assinado em novembro e que o Governo que sair das eleições de outubro mantenha o apoio já manifestado pelo atual titular da pasta do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Sem o apoio do Governo, será impossível garantir a aplicação do pacto, referiu, salientando que é ao executivo que compete criar "políticas públicas de utilização dos plásticos".

O objetivo é criar "uma fileira da produção à recolha" para reduzir "ao mínimo" a utilização de plásticos de uso único, "os mais difíceis de reutilizar".

Pretende-se contribuir para colocar o plástico no esquema da economia circular, em que se reduz a utilização de matéria prima nova e se aposta na recolha de resíduos, reciclagem e reutilização na cadeia de valor.

"Só reutilizamos cerca de 25 por cento do plástico, o resto acaba incinerado ou vai parar ao mar", indicou.

Em relação aos consumidores, trata-se de "mudar comportamentos, o que é cada vez mais necessário", e que começa com as próprias organizações - Aires Pereira preside à câmara municipal da Póvoa de Varzim pelo PSD -, como as autarquias, a darem "um contributo" em gestos como acabar com plásticos de uso único nos serviços municipais, como copos ou garrafas.

Uma questão central, afirmou Aires Pereira, é envolver as empresas, sabendo-se que "a produção de plástico virgem é mais barata".

"É preciso um efeito de compensação para as empresas não irem à falência. Tem que haver incentivos fiscais, um produto feito com plástico reciclado não pode pagar o mesmo IVA que um produto feito com plástico virgem", defendeu.

O Pacto é promovido pela Smart Waste, que reúne uma centena de membros ligados ao setor dos resíduos, desde empresas a universidades, e pela fundação Ellen Macarthur, fundada pela velejadora britânica, que se dedica a acelerar a transição para uma economia circular.

Iniciativas semelhantes foram já lançadas no reino Unido, Chile e França.

APN // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.