Sustentabilidade é o mote da Bienal Ibérica de Património Cultural em Loulé

| País
Porto Canal com Lusa

Loulé, Faro, 17 set 2018 (lusa)- A Bienal Ibérica de Património Cultural elegeu a Sustentabilidade como mote da edição deste ano, que serve de base às muitas atividades que acontecem em Loulé entre 11 e 13 de outubro, revelou hoje a organização aos jornalistas.

Durante três dias, há setes espaços na cidade que acolhem diversos eventos, para além das muitas atividade pelo concelho, que pretendem "valorizar o património" e mostrar como essa riqueza pode ser "promotora de um desenvolvimento harmonioso do pais" defendeu Catarina Valença Gonçalves, da empresa Spira, a promotora da Bienal.

A escolha da sustentabilidade como tema desta edição baseia-se na essência do que é o Património Cultural, com algo que "reconverte, se reforma e permanece útil". Procura-se mostrar que "não são só pedras" a fazer o património, também são as pessoas e a sua cultura.

Roteiros temáticos propõem aos visitantes, por exemplo, incursões diversas ao património da cidade ou do concelho de Loulé, aos recursos naturais, à paisagem da serra ou ao património histórico e gastronómico. Vai ser possível, também, participar em ateliers de 'figos cheios', de esgrafitos decorativos ou pintura de frescos diversos, além de demonstrações de técnicas artesanais de palhinha ou empreita, 'video mapping' e muitas outras atividades.

Por isso, considera a organização da bienal, a experiência tem de ser vivida, não sendo necessário "dar a volta" ao património cultural para que possa ser mostrado a crianças e adultos, afirma Catarina Valença Gonçalves, defendendo que quem domina a matéria é que tem de saber "criar formas" para o mostrar.

"É possível falar do Infante D. Henrique, fazendo uma comparação com os heróis de hoje em dia, como o Cristiano Ronaldo, e depois andar para trás, para que percebam o conceito de uma pessoa que é extraordinária no seu tempo", afirma.

Muitas vezes, os adultos são os primeiros a dizer que o património "é uma 'seca'" e, por isso, a organização pretende que as atividades do evento desmistifiquem esse conceito, permitindo também que coloquem "as mãos na massa" e percebam que, por exemplo, quando visitam um castelo, "há muito saber que está lá, não se vê, mas que foi necessário para o construir".

É importante conhecer os "bastidores do património cultural", defende.

Depois do Mar, o património cultural é o "segundo recurso endógeno" com a capacidade efetiva de ser promotor de um desenvolvimento harmonioso do país, defendeu. São como "pequenas 'Auto-Europa' espalhadas pelo país" que não são valorizadas, por não haver "políticas de educação patrimonial", afirma a organizadora.

Por isso a descentralização é uma das bases desta bienal, que se realiza nos anos pares em Valladolid, em Espanha, e, nos anos ímpares, numa cidade Portuguesa.

Para a organização, foi "com prazer" que aceitaram o desafio de trabalhar a totalidade do concelho criando vários roteiros, desde o mar à serra, com que pretendem mostrar a "diversidade do Património Cultural de todo este território".

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, considera que o Algarve tem para mostrar ao país muito mais do que a sua atividade turística, "que é muito boa e recomenda-se". Mas a região possui outros aspetos igualmente importantes e que podem resultar num "enriquecimento da sua oferta turística, que é o seu património". Daí terem aderido "de alma e coração" à organização desta bienal em Loulé.

Para Vítor Aleixo, é importante conseguir mostrar ao país essa riqueza, criando-se, assim, mais motivos para que os turistas "subam até ao interior" e possam desfrutar do que é a sua história, a sua identidade profunda, a sua cultura e o seu património.

PYD // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.