António Costa avança com eletrificação da linha do Marco até à Régua com Pocinho no horizonte

| Política
Porto Canal com Lusa

António Costa, secretário-geral do PS, avançou, esta quarta-feira de manhã, que a Linha do Douro entre Marco de Canaveses e Régua irá ser eletrificada "até ao final do ano" e que "está previsto já no Programa Nacional de Infraestruturas, que prossiga a eletrificação até ao Pocinho".

O secretário-geral do PS defendeu que o investimento nos transportes públicos, nomeadamente na rede ferroviária, deve continuar a ser uma prioridade para o país na próxima legislatura.

"Essa tem de ser uma grande prioridade do país. Continuar a investir na ferrovia, continuar a investir no transporte público, porque, só assim, podemos alcançar esta meta de em 2030 termos uma redução de 40% das emissões de CO2, a partir do setor dos transportes", afirmou António Costa, em Paredes.

Falando aos jornalistas na estação ferroviária de Paredes, na Linha do Douro, depois de ter viajado de comboio a partir de Marco de Canaveses, o líder do PS sustentou que para o país atingir a neutralidade carbónica "não bastam palavras".

"São essenciais ações concretas, como esta que estamos a fazer no setor dos transportes, que é um dos setores mais responsáveis pelas emissões", acentuou.

António Costa foi recebido na manhã de hoje, em ambiente de pré-campanha eleitoral, na estação ferroviária por algumas dezenas de apoiantes e vários presidentes de câmara socialistas do distrito do Porto.

Aos jornalistas, recordou os investimentos realizados pelo Governo, na atual legislatura, no domínio do transporte ferroviário.

"Ao longo desta legislatura, quadruplicámos o investimento em transporte público, desde logo no grande investimento na ferrovia", referiu, indicando, como exemplos, "as ligações aos corredores internacionais, como o corredor Sul, que vai ligar Sines à fronteira, o corredor Norte, que liga Aveiro à fronteira, a Linha do Minho, que já está eletrificada até Viana do Castelo, mas também nos transportes urbanos".

O secretário-geral socialista sublinhou que também tem sido feito investimento na qualidade da rede, "neste caso concreto na Linha do Douro, já com a eletrificação feita até ao Marco".

Ao mesmo tempo, sinalizou, foram lançados "vários concursos para a renovação do material".

"Só relativamente à ferrovia, está aberto um concurso para a aquisição de novas composições e, finalmente, uma medida essencial para a promoção do transporte público e para a melhoria do rendimento das famílias, que foi o programa de redução do tarifário, com a criação do passe único", referiu.

Essa medida, concluiu António Costa, permitiu que, "por exemplo, nesta linha [do Douro], muitas pessoas poupam por mês quase 100 euros nos custos de transporte para o Porto".

+ notícias: Política

Confira todos os nomes da mesa da Assembleia da República 

José Pedro Aguiar-Branco foi eleito presidente da Assembleia da República (AR), na tarde desta terça-feira, com 160 votos a favor, na sequência de um acordo estabelecido entre o PSD e o PS.

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.