Câmara de Gondomar aprova redução do IMI para 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Gondomar, 13 jun (Lusa) -- A Câmara de Gondomar aprovou hoje, por unanimidade, uma proposta de redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2014, que varia entre os quase 15% e os 12,5%.

De acordo com a proposta levada à reunião do executivo, a taxa de IMI para os prédios urbanos já avaliados nos termos do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI) vai descer dos atuais 0,4 para 0,35.

Para os restantes prédios urbanos, o município passará a cobrar 0,6, representando um redução de 12,5%.

O presidente da autarquia, Valentim Loureiro, afirmou à Lusa ter decidido avançar com esta medida por ser confrontado com "muitos problemas" de munícipes, que lhe "solicitam a redução".

A proposta prevê também uma redução de 25% na derrama para empresas com volume de negócios inferior a 150 mil euros.

"Pela elevada carga fiscal e as dificuldades a que hoje as pessoas estão sujeitas, há que baixar, dentro do possível, um dos impostos que as estão a afetar", destacou Valentim Loureiro, acrescentando que "tal só é possível pelas contas equilibradas que a Câmara de Gondomar tem".

Valentim disse ainda que a decisão de reduzir estes impostos municipais foi "tomada com muita ponderação".

As propostas vão seguir para discussão e votação em reunião da Assembleia Municipal.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.