Venezuela: ONU deve criar comissão para investigar violações de direitos humanos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Genebra, Suíça, 22 ago 2019 (Lusa) - O Conselho de Direitos Humanos da ONU deve criar uma comissão de inquérito para investigar as "graves violações de direitos humanos na Venezuela", defendeu hoje a organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW).

A posição da HRW parte de um documento conjunto elaborado por 11 ONG de direitos humanos venezuelanas e internacionais que têm monitorizado e documentado há anos as crescentes violações nesta área e a emergência humanitária na Venezuela.

"A alta comissária da ONU para os direitos humanos, Michelle Bachelet, tem agendada uma apresentação atualizada sobre a situação dos direitos humanos na Venezuela no Conselho de Direitos Humanos da ONU em 10 de setembro", recordou a HRW em comunicado.

Uma apresentação que surge depois de "um relatório condenatório publicado (...) em julho" e que "é a etapa final determinada pela resolução do conselho sobre a Venezuela, a primeira adotada em setembro de 2018", sublinhou a ONG.

"As vítimas da terrível crise de direitos humanos e humanitária na Venezuela merecem uma resposta completa e autoritária do Conselho de Direitos Humanos", sustentou o diretor da HRW para a América, José Miguel Vivanco.

"O Conselho de Direitos Humanos tem a oportunidade e a responsabilidade de criar um mecanismo para investigar violações graves na Venezuela e identificar os responsáveis e, quando possível, a cadeia de comando", pode ler-se na mesma nota na qual se defende a quebra do "ciclo de impunidade".

"O anterior relatório da agência liderada por Bachelet documentou abusos que são consistentes com as conclusões de organizações internacionais de direitos humanos venezuelanas e internacionais, e destacou a necessidade de prestação de contas", assinalou a HRW.

"Os abusos incluem prisões arbitrárias, tortura, execuções extrajudiciais e violações aos direitos à alimentação e à saúde", concretizou a ONG.

JMC // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.