Câmara do Porto toma posse de mercado junto a São Bento em "defesa do património"

| Política
Porto Canal com Lusa

A Câmara do Porto tomou esta terça-feira posse administrativa do espaço do projeto Porto Station Market na estação ferroviária de São Bento, alegando estar a “repor a normalidade urbanística na defesa de património classificado e protegido por lei”.

Atualizado 21-08-2019 11:34

“A câmara age de acordo com a legalidade e no âmbito de processos judiciais intentados pelos promotores para tentarem impedir a câmara de atuar. A ação de hoje decorre graças a uma resolução fundamentada apresentada pela autarquia junto do tribunal”, explicou em resposta escrita à Lusa.

Justifica ainda estar “simplesmente a repor a normalidade urbanística na defesa de património classificado e protegido por lei, depois de ter cessado uma atividade ilegal e não licenciada que ali chegou a decorrer durante algumas horas”.

A câmara garante também que “a IP, detentora do espaço de domínio público ferroviário em causa, foi informada pela autarquia de que iria iniciar a presente ação, não tendo manifestado oposição”.

O caso começou a 10 de agosto quando a Câmara do Porto decidiu encerrar o mercado, horas depois de este abrir, alegando falta de licenciamento.

Nesse mesmo dia, a autarquia acusou a Infraestruturas de Portugal de estar a permitir “o uso ilegal” da Estação Ferroviária de São Bento (Porto), monumento nacional, e avisava que iria fazer um “protesto formal” junto do Ministério das Infraestruturas, ação que hoje revelou à Lusa ter cumprido.

Segundo a Câmara do Porto, ao concessionar atividade de restauração e bebidas num local que faz parte da Estação de São Bento, espaço do domínio ferroviário e um monumento nacional, a IP está a permitir que se criem “graves danos ambientais, de segurança e de proteção civil.

Questionado pela Lusa, o Ministério das Infraestruturas e Habitação (MIH), que tutela a IP, respondeu hoje que “quaisquer esclarecimentos sobre este assunto devem ser pedidos à IP que, enquanto concedente, está a acompanhar o processo judicial interposto pela autarquia, segundo informou, ao concessionário do espaço”.

“O MIH, através do SEI [Secretário de Estado das Infraestruturas], tem acompanhado o assunto e esteve sempre disponível para colaborar com a CMP”, acrescenta.

Contactada hoje pela Lusa, a Infraestruturas de Portugal esclareceu que apenas concessionou o espaço, competindo ao promotor obter os licenciamentos necessários junto da autarquia.

Acrescentou que durante o processo sempre se mostrou disponível para, em conjunto com a autarquia, encontrar uma solução para que a atividade fosse desenvolvida e remeteu para mais tarde qualquer comentário à posse administrativa por parte da câmara.

Também para a estação ferroviária de São Bento, mas na ala sul, está projetado desde 2018 o Mercado Time Out Porto que foi aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural em maio, apesar das críticas da UNESCO quanto ao tamanho "intrusivo" da torre de 21 metros prevista para o local.

O avanço da obra do mercado, com espaços de restauração e bares, está pendente, segundo o promotor da obra, da aprovação do Pedido de Informação Prévia (PIP) pela Câmara do Porto, que diz, porém, desconhecer a aprovação dada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Questionado pela Lusa, o promotor do Mercado Time Out, na parte sul da estação, descartou que o Porto Station Market, na parte norte, pudesse fazer concorrência ao seu projeto, até pelo seu caráter temporário.

João Cepeda disse não ter sido consultado pela IP sobre o projeto temporário Porto Station Market, mas “não tinha de o ser”.

“O que o senhorio (IP) faz com o resto do espaço não nos diz respeito”, assinalou.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.