Financiamento do Governo garante construção da ala pediátrica Centro Hospitalar Universitário de São João

| Norte
Porto Canal com Lusa

A diretora clínica do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, disse esta terça-feira que a garantia do financiamento público por parte do Governo para a construção da ala pediátrica era o “único elo” que faltava neste processo.

Atualizado 20-08-2019 11:42

“Agora, acredito que a obra vai acontecer. Haver uma segurança do Estado em garantir financiamento público era o último elo que nos faltava para garantir que, efetivamente, a ala pediátrica vai ser construída”, afirmou Maria João Baptista em conferência de imprensa, na unidade hospitalar.

O Governo autorizou o centro hospitalar a gastar 22,5 milhões de euros para construir e equipar a nova ala pediátrica até 2021, revela uma portaria publicada hoje no Diário da República.

O documento “autoriza” o São João a “assumir o encargo até 22,5 milhões de euros”, mais IVA, até 2021, “referente à construção e apetrechamento do Hospital Pediátrico Integrado”, uma pretensão antiga que, durante cerca de 10 anos e até ao início de julho deste ano, manteve o internamento de crianças em contentores provisórios.

Classificando esta como uma “notícia muito importante e marcante” para a história do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente na área da pediatria, a diretora clínica acredita que a empreitada arrancará ainda este ano, prevendo que esteja concluída em 2021.

“Ao fim de dez anos temos uma garantia muito sólida de que vamos começar em breve a construção da ala pediátrica, ou seja, previsivelmente em 2021 vamos ter uma ala pediátrica que é fundamental para o centro hospitalar e para os profissionais, mas sobretudo para a comunidade, o SNS e as crianças e famílias”, referiu.

Nos últimos meses, recordou, o processo da ala pediátrica tem tido “marcos importantes”, nomeadamente a resolução da questão legal da posse do terreno – cuja titularidade pertencia à Associação O Joãozinho – a conclusão do projeto de arquitetura e a sua revisão e a seleção da empresa construtora.

Maria João Baptista explicou que depois do hospital e do empreiteiro tratarem das questões burocráticas, particularmente da assinatura do contrato, o centro hospitalar e o SNS estarão em condições de arrancar com a obra.

Já sobre o decorrer da empreitada, a diretora clínica vincou que essa não vai afetar, nem interferir com os espaços onde, atualmente, estão internadas as crianças.

Já quanto à verba que está na posse da Associação O Joãozinho, entregue por mecenas e que se destinava à construção da nova ala, Maria João Baptista destacou que este é o momento de comemoração, acrescentando que essa questão será “alvo de conversação e negociação” entre as partes.

Falando numa verba “relativamente pequena”, a responsável ressalvou que essa fica “muito aquém” do necessário para a obra.

A Lei do Orçamento do Estado para 2019 autorizou o hospital a recorrer a um ajuste direto na contratação da empreitada.

No início de julho, o centro hospitalar anunciou o fim do internamento de crianças em 36 contentores e referiu que estas estruturas, provisórias há cerca de 10 anos, seriam desmontadas.

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.