Português Vasco Pedro debate inteligência artificial no Singularity University Summit

| País
Porto Canal com Lusa

São Francisco, Estados Unidos da América, 18 ago 2019 (Lusa) - O diretor-executivo da empresa tecnológica Unbabel, o português Vasco Pedro, será um dos oradores no Global Summit da Singularity University, que começa segunda-feira em São Francisco, e vai focar-se nas ideias exponenciais que irão moldar o mundo.

Membro da diáspora portuguesa que está baseada em Silicon Valley, Califórnia, Vasco Pedro é especialista na integração entre a inteligência artificial (IA) e seres humanos e vai falar num painel intitulado "Solving Today's Problems with AI" (Resolvendo os problemas de hoje com IA), orientado para a aplicação prática destas tecnologias na vida atual.

"O que eu acabo por falar é, de um modo mais geral, da interação entre IA e seres humanos a vários níveis", explicou à Lusa o responsável da empresa, que oferece uma solução de tradução automática com editores humanos e tem entre os clientes a Pinterest, Change.org, Skyscanner e Weebly.

"A Unbabel é um dos casos em que a IA e os humanos estão a colaborar para criar um processo mais eficiente, com mais escalabilidade, mais qualidade", disse Vasco Pedro.

"Mas há uma série de outros sítios onde isso está a acontecer e no fundo é o início", sublinhou, referindo que a presença de inteligência artificial na vida quotidiana "vai ser algo mais presente".

O especialista acredita que a inteligência artificial "vai ser a próxima geração de ferramentas sofisticadas que vão ajudar o ser humano em tarefas cada vez mais complexas".

A Singularity University é uma escola de inovação criada pelos futuristas Ray Kurzweil e Peter Diamandis, focando-se em tecnologias exponenciais, na ideia de singularidade e de que a inteligência artificial vai ultrapassar as capacidades humanas.

"O que a Singularity University reúne é um conjunto de pessoas excecionais que estão a pensar no futuro", resumiu Vasco Pedro, "sobre como é que o pensamento exponencial vai afetar uma série de áreas da humanidade".

O impacto para quem participa é grande, disse o diretor-executivo, mencionando como fatores a inspiração, a possibilidade de perceber para onde o mundo está a ir e como as empresas se encaixam nas tendências que estão a aparecer.

O convite para integrar a lista de oradores no Singularity Summit 2019 dará à Unbabel maior visibilidade em Silicon Valley, já que este é um dos eventos virados para o futuro mais cotados da região.

"Em Portugal temos tido bastante projeção, em São Francisco temos muito menos porque o mercado americano é gigantesco", disse.

"Há muitas 'startups' que estão a crescer como nós, é um ecossistema muito maior e estamos ainda no início de criar a marca como temos em Portugal", disse, referindo: "Sem dúvida que precisamos de exposição".

O Global Summit decorre entre 19 e 21 de agosto e contará também com a presença de uma comitiva portuguesa coordenada pela Beta-i, que inclui as empresas parceiras da SingularityU Portugal, Galp, Semapa e Ageas.

A SingularityU Portugal foi criada no ano passado por uma 'joint venture' composta pela Beta-i, cidade de Cascais e Nova School of Business and Economics (Nova SBE), com um summit nacional a 8 e 9 de outubro de 2018.

A intervenção de Vasco Pedro está marcada para terça-feira.

ARYG // JH

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.