Time For T estreiam-se no festival Paredes de Coura à 'boleia' de "Galavanting"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Paredes de Coura, Viana do Castelo, 17 ago 2019 (Lusa) -- O último dia do festival Paredes de Coura é também marcado pela estreia dos Time For T, liderados por Tiago Saga, que preparam o lançamento do álbum "Galavanting", previsto para outubro e influenciado pelo regresso do músico a Portugal.

Em entrevista à agência Lusa, antes de atuar pela primeira vez no evento que decorre em torno da Praia Fluvial do Taboão, o vocalista admitiu que sempre gostou da ideia de tocar um dia num dos palcos do recinto, perante um "dos públicos mais bonitos do país, em termos de energia e espírito".

"Só temos 40 minutos, vamos enfiar as melhores canções que sabemos e tocá-las da melhor maneira possível, com mais energia e o mais afinados possível. Já viemos tocar no Sobe À Vila uma vez e deu para sentir e energia do festival, é um dos públicos mais bonitos do país em termos de energia e espírito. Esperamos conseguir capturar isso e tocar um concerto incrível", revelou.

Depois de três EP, o projeto que começou quando Tiago se mudou para Brighton, durante sete anos, assinou o primeiro longa-duração, "Hoping Something Anything", em 2017, influenciados por uma viagem à Índia, algo ainda presente no novo disco, mas baseado no regresso do músico a Portugal.

"Cresci em Portugal, formei a banda em Brighton, vivi lá sete anos e isto [disco "Galavanting"] foi mais matar a saudade. É tradicional e cliché, mas é o conforto de voltar a casa. As letras não falam de coisas pesadas e intensas como o último, é algo menos dramático, confortável, como o regresso a casa", indicou.

O quarteto composto pelo inglês Joshua Taylor, o espanhol Juan Toran e o brasileiro Felipe Bastos, fugiu da forma convencional de gravarem fechados num estúdio, e fez "Galavanting" num estúdio ambulante, percorrendo os sítios de que mais gostam.

"A sonoridade é bem diferente, a brincadeira que fizemos com o álbum foi gravá-lo em sítios em que gostamos de passar tempo e levámos um estúdio ambulante para gravar. Depois misturámos num estúdio como deve ser. Mas dá para ouvir isso no som do álbum, tem uma sonoridade mais aventurosa", apontou Tiago Saga.

A aventura é uma "mensagem transversal em todo o álbum", sugerido pelo próprio título, sendo um grupo que vive com o espírito de viver na estrada sem saber o que vem na próxima esquina, mas é assim que se sentem "confortáveis e até entusiasmados".

"É algo que a nossa geração está a perder, porque é tudo calculado. É preciso ver se um parque de campismo tem boa nota para podermos acampar, ou ver uma foto desse parque nas redes sociais e querer ir, porque parece fixe. Claro que a tecnologia traz os seus benefícios e sou uma pessoa que a usa com todo o gosto, mas está a roubar o espírito aventureiro dos seres humanos", disse.

Está planeada uma digressão por toda a Península Ibérica, em outubro, e uma outra europeia, em fevereiro, assim que o álbum sair, estando todas as grandes cidades de Portugal assinaladas no destino, naquele que é "o melhor trabalho" feito até agora pelos Time For T.

"Este álbum, certamente, está melhor em termos de energia e qualidade de som. Há menos 'folk e blues', é uma 'cena' mais tropical. Foi gravado com um baterista brasileiro, o Felipe, então a 'ginga' brasileira entrou. Tem uma sonoridade diferente", explicou.

Os Time For T inauguram o último dia do festival Paredes de Coura, no palco secundário, seguidos por Ganso, no palco principal. Há ainda Alice Phoebe Lou, Mitski, Sensible Soccers, Patti Smith, Kamaal Williams, Freddie Gibs e Madlib e Suede. No palco 'after hours', a festa de encerramento fica a cargo de Flohio e Jayda G.

AXYG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.