Maduro compara comportamento de Trump ao de Hitler

Maduro compara comportamento de Trump ao de Hitler
| Mundo
Porto Canal com Lusa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, de estar a fazer aos venezuelanos o mesmo que o ditador alemão Adolf Hitler fez ao povo judeu.

"Eles estão a fazer, mais ou menos, o que os nazis fizeram aos povos da Europa nos anos 1940, o que os nazis fizeram ao povo judeu", afirmou na sexta-feira Nicolás Maduro.

"Donald Trump faz à Venezuela o que (Adolfo) Hitler fez o povo judeu persegui-lo (...) bloqueá-lo ", disse.

Maduro reiterou que os Estados Unidos estão a atacar as importações, exportações e contas bancárias da Venezuela, e afirmou que tem um plano para enfrentar o bloqueio do Governo de Trump, mas não especificou.

Em 05 de agosto, os Estados Unidos anunciaram o congelamento de todos os ativos do Governo venezuelano, uma decisão anunciada pela Casa Branca e que traduz uma escalada das tensões com Nicolás Maduro.

A crise política, económica e social venezuelana agravou em finais de janeiro último, depois de o presidente do parlamento (onde a oposição detém a maioria), Juan Guaidó, jurar assumir as funções de presidente interino do país.

Mais de quatro milhões de venezuelanos abandonaram o país, desde 2015, para fugirem à crise

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.