"Esta vitória foi das mais difíceis e das mais saborosas"

"Esta vitória foi das mais difíceis e das mais saborosas"
| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

A camisola amarela conquistada por João Rodrigues na 81.ª edição da Volta a Portugal e a camisola verde de Daniel Mestre, vencedor da classificação por pontos, já estão no Museu do FC Porto. Nesta segunda-feira, a equipa da W52-FC Porto entregou as duas conquistas em mãos ao presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, que voltou a elogiar o trabalho da equipa e enalteceu a união demonstrada pelo grupo ao longo de toda a prova.

Pelo quarto ano consecutivo, a W52-FC Porto venceu a geral individual da Volta a Portugal, reforçando assim o recorde de vitórias na “Grandíssima”: 16 conquistas individuais e 17 coletivas.

Nesta terça-feira a equipa da W52-FC Porto vai ser homenageada no Estádio do Dragão, no intervalo do jogo entre FC Porto e Krasnodar.

Pinto da Costa
“É um grande prazer receber-vos aqui. O Museu do FC Porto é onde vêm desaguar as grandes vitórias e as grandes glórias que o clube vai alcançando, e esta, eu pude testemunhá-lo, foi das mais difíceis e das mais saborosas. Foram várias equipas a lutar contra nós, foi a adversidade de quedas, foi a dificuldade de novas quedas, mas sempre acreditámos todos, e vocês em primeiro lugar, de que a vitória não fugiria. Queria saudar o meu amigo Adriano Quintanilha, que é o grande obreiro da ligação entre a W52 e o FC Porto e é um dos grandes responsáveis por todos estes sucessos. Queria também saudar o Nuno Ribeiro, ciclista que todos apreciávamos e um diretor técnico de que nos orgulhamos e tão bem vos tem conduzido. A vocês, que materializaram o sonho dos vossos dirigentes, só tenho de dizer muito obrigado. Obrigado, não só pela vitória, porque de vitórias está este museu cheio, mas sim pela forma como o fizeram. Pude observar que na adversidade vocês foram sempre fantásticos. Esta camisola verde foi conquistada por um indivíduo que andou vários dias com uma costela fraturada, muitos não sabem o que isso é, mas eu sei, custava-me respirar, quanto mais andar de bicicleta. O vosso companheirismo, a vossa união e a vossa vontade de que o colega vencesse chegou a emocionar-me. Ver grandes atletas com capacidade e possibilidade de ganhar a Volta a vibrar quando o João o fez, para mim foi bonito ver o abraço que todos deram. Os que não apareceram no topo da classificação merecem também a minha consideração, não me lembro de ter visto um camisola amarela, em qualquer prova do mundo, a comandar o pelotão durante 180 quilómetros, e não me lembro também de ter visto um camisola amarela ter de ir ao carro buscar água, oferecer aos adversários para o ajudarem a chegar lá em cima e vocês conseguiram todos estes factos inéditos. Mostraram que são grandes atletas, estão na história do FC Porto e eu fico muito orgulhoso por tudo isto".

Nuno Ribeiro (diretor desportivo da W52-FC Porto)
“Esta Volta foi diferente, principalmente por ter terminado na cidade do Porto, com o apoio de toda a gente. Mesmo com alguns azares na preparação da Volta, com a queda do Raúl e com todos os adversários a pensar que este ano seria mais fácil, a equipa conseguiu defender-se bem e alcançar os objetivos que tínhamos. Estão todos de parabéns. O presidente está sempre ao corrente de tudo e ele sabe as adversidades que tivemos antes e durante a prova e, por isso, as suas palavras são sempre boas para a equipa e principalmente para os atletas”.

João Rodrigues
“É um momento muito especial, já o dia de ontem foi e hoje também é. Podermos estar aqui no Museu do FC Porto e entregar a camisola tem um significado muito grande para mim e para todos os meus colegas também. É o reconhecimento de todo o nosso trabalho, desta longa Volta a Portugal que foi conquistada no último dia e tem um sabor bastante especial. Hoje já me sinto o vencedor da Volta a Portugal. Tenho tido um dia agitado, com muitos telefonemas, mensagens e bastantes entrevistas, algo a que não estou habituado no dia a dia. Estou a tentar viver o dia o mais tranquilo possível, passar tempo também com os meus colegas porque eles merecem que o faça, por todo o esfoço que fizeram e por me terem ajudado a conquistar esta camisola. Ao longo destes dias mostrámos o espírito de grupo e a união, tivemos uma queda em que fiquei eu, o Daniel Mestre e o Gustavo envolvidos. O Daniel era o líder da camisola por pontos e eu e o Gustavo estávamos a lutar pela geral. Aí poderíamos ter colocado esse objetivo em risco, mas felizmente conseguimos recuperar o melhor possível com algumas mazelas. O sabor desta vitória é bastante especial, porque chegar ao Porto com aquela massa humana que tivemos ontem é verdadeiramente incrível e acho que os adeptos do FC Porto e os amantes do ciclismo deram-nos muita força nestes 19 quilómetros que foram muito importantes para a vitória final".

Daniel Mestre
“Estas palavras do presidente são gratificantes, ainda enaltecem mais o nosso esforço e, no meu caso, a dedicação que tive para a equipa, mesmo com a costela partida. Estes dias foram difíceis, sentia bastante falta de ar e muitas dores, mas, graças à união da equipa e à força da minha família, consegui terminar esta prova. Uma Volta a Portugal que vai com certeza ficar marcada na minha carreira, é especial e eu nunca esquecerei estes dias".

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.