Pesca da navalheira proibida entre 01 de janeiro e 30 de junho

Pesca da navalheira proibida entre 01 de janeiro e 30 de junho
| País
Porto Canal com Lusa

A pesca da navalheira está proibida entre 01 de janeiro de 30 de junho, segundo uma alteração ao Regulamento da Pesca por Arte de Armadilha, publicada esta segunda-feira em Diário da República.

"Foi estabelecido um período de defeso para a pesca da navalheira capturada com armadilhas de malhagem 8-29 mm entre 01 de janeiro e 30 de junho, que importa agora ajustar em consonância com a informação científica produzida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera", lê-se na publicação.

A portaria assinada pelo secretário de Estado das Pescas, José Apolinário Portada, estabelece que os exemplares de navalheira que forem capturados durante o referido período "devem ser rejeitados e devolvidos ao mar, não podendo ser mantidos a bordo, transbordados, desembarcados, transportados, armazenados, expostos ou vendidos."

A navalheira ('Necora puber'), um tipo de caranguejo muito comum em Portugal, é, além do polvo, a principal espécie capturada pelas armadilhas de gaiola.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.