Mais de 80 mil desempregados em Portugal encontraram trabalho no 1º trimestre

Mais de 80 mil desempregados em Portugal encontraram trabalho no 1º trimestre
| Economia
Porto Canal com Lusa

Cerca de 88 mil desempregados em Portugal encontraram trabalho nos primeiros três meses deste ano, contra 85 mil pessoas que perderam o emprego neste período face ao último trimestre de 2018, revelou esta quarta-feira o gabinete estatístico comunitário.

De acordo com dados hoje divulgados pelo Eurostat, no primeiro trimestre deste ano, existiam quase 4,6 milhões de pessoas empregadas em Portugal, enquanto 193 mil estavam desempregadas e outras 2,4 milhões estavam em situação de inatividade económica.

Em comparação com o trimestre anterior (últimos três meses de 2018), foram 88 mil as pessoas desempregadas que passaram a ter emprego nos primeiros três meses de 2019, enquanto outras 85 mil perderam o trabalho e passaram para situação de desemprego.

Por seu lado, 132 mil pessoas deixaram de estar empregadas e passaram para uma situação de inatividade económica, aponta o gabinete de estatística da União Europeia (UE).

Outras 128 mil pessoas em Portugal deixaram de estar inativas e encontraram trabalho.

Em toda a UE (sem contar com a Alemanha, que não entrou para estas estatísticas) foram 2,6 milhões os desempregados que encontraram emprego entre o final de 2018 e o início deste ano, equivalente a 17,7%.

No primeiro trimestre deste ano, nove milhões de cidadãos europeus (60,2%) continuavam desempregados, enquanto 3,3 milhões se tornaram economicamente inativos.

Dos que estavam empregados no último trimestre do ano passado, 2,6 milhões de pessoas (1,4%) ficaram desempregadas entre janeiro e março deste ano, enquanto quatro milhões (2,1%) passaram para situação de inatividade económica.

Por seu turno, dos que eram considerados inativos em termos económicos, três milhões (2,6%) passaram a ter emprego no primeiro trimestre de 2019 e 3,6 milhões (3,2%) ficaram desempregados.

Estes dados são referentes a flutuações em cadeia no mercado de trabalho e não são ajustados aos efeitos do calendário.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.