Eurocidade Chaves--Verín quer posto policial comum para reforçar segurança

| Norte
Porto Canal / Agências

Chaves, 12 jun (Lusa) - Os autarcas da eurocidade Chaves-Verín querem criar um posto policial comum na antiga fronteira luso-espanhola de Feces de Abaixo, onde já existe a sede do projeto transfronteiriço, para reforçar a segurança dos cidadãos.

O posto policial, disseram os presidentes dos dois municípios à agência Lusa, seria constituído por forças policiais portuguesas e espanholas, facilitando o intercâmbio de informações e a colaboração em serviços de vigilância contra a emigração ilegal, na vigilância do tráfego automóvel, bem como no combate a crimes contra a propriedade, tráfico de droga, roubos e falsificação de documentos.

"Para já, o posto policial comum é apenas uma possibilidade, não havendo nada de concreto, mas é um projeto interessante e importante para o território porque promove o reforço da cooperação transfronteiriça em matéria de criminalidade", afirmaram João Batista e Juan Morán.

O objetivo, na opinião dos dois autarcas, é reforçar a vigilância e segurança dos eurocidadãos.

Com a abertura da autoestrada A75, que liga Verín à fronteira portuguesa, os presidentes consideram que houve um aumento "significativo" do trânsito, pelo que é necessário aumentar o controlo da circulação de bens e pessoas entre Portugal e Espanha.

A pedido dos autarcas, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Vasquez Mao, reuniu-se, na semana passada, com o secretário de Estado adjunto do ministro da Administração Interna para debater a criação do posto policial entre Chaves e Verín, mais concretamente em Feces de Abaixo, paredes-meias com Vila Verde da Raia.

O posto que os dois municípios querem criar, ainda sem modelo definido, é diferente dos Centros de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA) que existem, por exemplo, em Castro Marim ou Quintanilha.

A eurocidade Chaves-Verín, pioneira ao nível da Península Ibérica e da Europa, partilha já um cartão do eurocidadão, uma sede, uma agenda cultural, instalações desportivas e recreativas e atividades conjuntas.

Próximos passos serão a criação de uma rede de transportes transfronteiriços e a partilha de serviços nas áreas da Saúde e da Educação.

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.