Sindicato avança que têxtil de Famalicão vai despedir uma centena de trabalhadores

Sindicato avança que têxtil de Famalicão vai despedir uma centena de trabalhadores
| Norte
Porto Canal

O grupo Têxtil Manuel Gonçalves (TMG), em Vale S. Cosme, Famalicão, tem em curso um despedimento coletivo de cerca de 100 trabalhadores, que será concretizado até finais de agosto, disse hoje à Lusa fonte sindical.

Segundo José Araújo, do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes, são abrangidos os trabalhadores das áreas de fiação, tecelagem e tinturaria.

"A justificação dada é a ladainha do costume. Falam na falta de encomendas, na crise, na recessão dos mercados. A mim, o que me parece é que o grupo quer sair do setor têxtil", referiu o sindicalista.

Disse ainda que já em setembro de 2012 a TMG procedeu a um outro despedimento coletivo, que afetou mais de meia centena de trabalhadores.

O anúncio do novo despedimento já chegou à Assembleia da República, pela mão da deputada comunista Carla Cruz, que considera tratar-se de "um processo deliberado de sangria da força produtiva para abandonar" aquela área de negócio.

"A destruição destes postos de trabalho vai agravar a situação dramática que o distrito de Braga vive em termos de desemprego", alertou.

A deputada quer saber que avaliação faz o Governo deste novo despedimento e se a Autoridade para as Condições de Trabalho está a acompanhar a situação.

A Lusa contactou a administração da TMG, que se escusou a fazer qualquer comentário sobre o assunto.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.