Câmara do Porto assume falha na avaliação do impacto de construção nas Fontainhas

| Política
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara do Porto assumiu esta segunda-feira que os serviços da autarquia e da Direção Geral do Património Cultural "falharam" na avaliação dos impactos de uma construção junto ao Passeio das Fontainhas cuja altura ultrapassa o muro público.

Atualizado 23-07-2019 11:25

Na reunião do executivo municipal, Rui Moreira pediu desculpa "a toda a população" em nome de todos os serviços, incluindo da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), assegurando que o município tudo vai fazer para resolver aquela situação.

Em resposta a uma questão levantada pelo vereador socialista Manuel Pizarro, o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, explicou, contudo, que "não há hipótese de tomar posse administrativa da obra" dado que a mesma não viola o Plano Diretor Municipal (PDM), pelo que iniciou junto dos promotores conversações no sentido de sensibilizar os mesmos para a necessidade de alterar o previsto no projeto.

Em causa está uma construção privada junto ao Passeio das Fontainhas, cuja altura ultrapassa o muro de acesso público.

O jornal Público avançou na quarta-feira que esta construção está a gerar a recolha de assinaturas por parte de moradores que querem dirigir um pedido de embargo ao presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira.

A obra é de uma moradia particular que vai ocupar o espaço de uma antiga ‘ilha' que, entretanto, ficou em ruínas.

A memória descritiva do projeto aponta que a volumetria existente é mantida e não altera a cércea do edifício, mas fotografias antigas, partilhadas nas redes sociais, mostram que o telhado da casa anterior ficava abaixo do muro, não interferindo com a vista na zona, nomeadamente do miradouro das Fontainhas.

Na petição ‘online’, que às 12:00 contava com 1.129 assinaturas, “moradores e cidadãos interessados na preservação” daquela zona das Fontainhas, “considerada área de proteção e tampão da área classificada como Património Mundial pela Unesco desde 1996”, mostram-se indignados perante “tal construção”, considerando que a mesma “retira por completo o enquadramento de vistas que tanto peso têm na caracterização” daquele espaço público.

Os subscritores apelam “ao bom senso do executivo camarário para que determine a revogação do licenciamento” e pedem, no âmbito da revisão do PDM, “regulamentação para salvaguardar futuras situações similares”.

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.