António Costa destaca papel "fundamental" da ferrovia para a internacionalização da economia

| Norte
Porto Canal com Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou hoje, em Viana do Castelo, a aposta do Governo na ferrovia, defendendo que se trata de um elemento "fundamental" para a internacionalização da economia.

Atualizado 16-07-2019 12:01

Falando na inauguração da eletrificação do troço da Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo, António Costa acrescentou que Portugal tem de acompanhar o "grande investimento" que está a ser feito para criar "grandes redes transnacionais que liguem toda a Europa por via ferroviária".

"Não podemos estar fora desse esforço, temos de estar nesse esforço", afirmou.

O primeiro-ministro destacou que o investimento na Ferrovia 2020, com mais de 2 mil milhões de euros mobilizados, "é um dos grandes objetivos que o país tem de ser capaz de concretizar".

Nesse programa, destacou três eixos que rotulou "da maior importância": a ligação do porto de Sines a Espanha, a ligação do porto de Aveiro a Vilar Formoso e a ligação do Porto à Galiza.

"Passo a passo, estação a estação, vamos fazendo o que temos de fazer", acentuou, defendendo a importância da ferrovia como um elemento fundamental para a internacionalização da economia.

"Durante anos, tivemos de partir para longe para encontrar as oportunidades que o nosso território não era suficiente para assegurar. Hoje, com a integração europeia, temos obrigação de constituir e de fazer parte de um grande mercado ibérico", referiu.

A eletrificação do troço Nine-Viana do Castelo custou 16 milhões de euros, estando em curso a empreitada de eletrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença, que estará concluída no segundo semestre de 2020.

De manhã, o primeiro-ministro esteve presente na cerimónia que assinalou a entrada em funcionamento de um novo troço de 14 quilómetros, da Linha do Douro, entre as estações de Caíde de Rei e Marco de Canaveses, um investimento de 10,5 milhões de euros.

"Hoje é um dia particularmente feliz para Portugal", disse.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.