Info

Investimento de 16 ME na praia fluvial do Almargem, em Viseu

| País
Fonte: Agência Lusa

Viseu, 27 fev (Lusa) -- Cerca de 16 milhões de euros vão ser investidos na praia fluvial do Almargem, num projeto turístico que inclui um parque aquático inovador na Península Ibérica, disse hoje o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques.

"É um projeto de um promotor privado que já há seis anos tinha iniciado este processo e acabou por ver o seu projeto apoiado recentemente no QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional)", explicou aos jornalistas Almeida Henriques, que hoje visitou o local.

Segundo o autarca, trata-se de "um investimento de mais ou menos 16 milhões de euros, que tem cerca de 10 milhões de apoio de fundos comunitários".

"O concurso público está neste momento a ser lançado. É um projeto que tem de estar concluído até setembro do próximo ano, porque a isso obrigam os fundos comunitários", acrescentou.

Almeida Henriques avançou que, numa primeira fase, o projeto terá "um edifício de apoio com saunas, restaurante, bowling e outras modalidades" e um parque aquático temático coberto, que "será o primeiro na Península Ibérica" e funcionará durante todo o ano. Será também mantida a praia fluvial.

Para uma segunda fase "está prevista uma rota dos moinhos ao longo do rio, com cerca de quatro quilómetros, para mostrar a história do fabrico do pão", um parque de campismo e um parque aventura.

"O Almargem, enquanto praia fluvial, ganha aqui outras valências que são extremamente interessantes para Viseu", frisou, acrescentando que o Gabinete do Investidor criado pela autarquia está a acompanhar de perto este projeto.

Almeida Henriques disse ainda que este é um projeto que pode vir a usufruir de uma linha de financiamento que criou enquanto foi secretário de Estado, denominada Investe QREN e que permite apoiar o investimento feito com fundos comunitários.

"Na parte que não é comparticipada pelos fundos comunitários, este empresário apresentou uma proposta junto de uma entidade bancária para a aprovação de um financiamento ao abrigo da linha Investe QREN", acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Diretor do Centro Materno-Infantil do Norte diz que vacinação de jovens com mais de 12 anos na Madeira "tem toda a validação científica"

Alberto Caldas Afonso, Diretor do Centro Materno-Infantil do Norte e Pediatra, disse ao Porto Canal que a segurança em vacinar jovens com mais de 12 anos "tem toda a validação científica" e que concorda com esta decisão.

Portugal com 17 mortes, 2.590 casos e redução nos internados nas últimas 24 horas por Covid-19

Portugal regista hoje 17 mortes atribuídas à covid-19, a maioria em Lisboa, 2.590 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e nova descida nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo os dados oficiais.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.