Geira romana integralmente classificada como Monumento Nacional

| Norte
Porto Canal / Agências

Terras de Bouro, 06 mai (Lusa) - O Conselho de Ministros aprovou o alargamento da classificação como Monumento Nacional a toda a antiga Geira romana, estrada que ligava Braga a Astorga, através de um decreto hoje publicado em Diário da República.

Até aqui, apenas estavam classificados como monumento nacional, desde 1910, 35 marcos miliários daquela via romana, considerada "uma das mais relevantes do Noroeste Peninsular".

Para o Governo, aquela situação era "manifestamente insuficiente, face à importância do conjunto".

Agora, a classificação de monumento nacional foi alargada à totalidade da via e a todas as estruturas arqueológicas a ela associadas, como as ruínas das pontes sobre a ribeira do Forno e a ribeira da Macieira e os arranques da ponte de São Miguel, esta sobre o rio Homem.

Aquela classificação passa ainda a abranger diversas pedreiras e as ruínas arqueológicas do Adro de São João, no concelho de Terras do Bouro.

A Geira romana foi aberta sob a dinastia dos Flávios (segunda metade do século I depois de Cristo), "como passo importante no processo de romanização do território".

"Surgiu como rota estratégica de circulação de bens e de defesa, num período de expansão e crescimento global da economia do Império, ao qual a riqueza aurífera da região galaica não seria estranha", lê-se no decreto do Conselho de Ministros.

Hoje, após séculos de intensa utilização, esta via e os seus vestígios monumentais são considerados como um dos exemplares "mais notáveis" em todo o mundo romano, detendo a maior concentração de miliários historiados que se conhece.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.