Centro Nacional de Cibersegurança lança portal para apoiar empresas

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 26 jun 2019 (Lusa) -- O Centro Nacional de Cibersegurança vai disponibilizar em outubro uma ferramenta `online´ para que as empresas possam saber o seu "nível de maturidade" nesta área, adiantou hoje à Lusa o coordenador.

Durante a 5.ª edição da Conferência Anual C-DAYS, no Porto, organizada pelo Centro Nacional de Cibersegurança, que tem como tema a Cibersegurança e as PME (Pequenas e Médias Empresas), Lino Santos explicou que a ideia é as organizações de forma autodidata responderem a um inquérito e, mediante essas respostas, obterem indicadores sobre os seus níveis de cibersegurança, numa espécie de autoavaliação.

"Através desse inquérito, a empresa vai poder saber que relativamente à deteção de ameaças está no nível x, que em termos de prevenção está no nível y e por aí fora", disse.

Esta plataforma quer medir a maturidade das empresas em componentes como prevenção, deteção, reação a ciberincidentes e gestão de segurança de informação, acrescentou.

Mas, mais do que isso, esta ferramenta vai indicar os passos e as ações que as empresas devem seguir para diminuir a sua vulnerabilidade nestes aspetos.

"O que queremos é dar instrumentos às organizações para saberem o que fazer em matéria de cibersegurança", reforçou.

Questionado sobre como está Portugal nesta matéria, Lino Santos adiantou que o país não é diferente de outros, sofrendo ataques e impactos desses.

"Temos entidades que estão muito preparadas e outras que não, portanto, temos muito trabalho a fazer", comentou.

A 23 de maio, o Conselho de Ministros aprovou a Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço (ENSC) entre este ano e 2023, que tem como objetivo "potenciar uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço" pelos cidadãos e empresas.

De acordo com o comunicado divulgado nesse dia após a reunião do Conselho de Ministros, a ENSC "tem como propósito garantir a proteção e a defesa das infraestruturas críticas e dos serviços vitais de informação e potenciar uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço por parte de todos os cidadãos, das empresas e das entidades públicas e privadas".

SVF (FM) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.