PJ detém 14 pessoas suspeitas de fraude fiscal agravada e associação criminosa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 jun 2019 (Lusa) -- Catorze pessoas foram hoje detidas pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de fraude fiscal qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais, tendo sido efetuadas 50 buscas domiciliárias e não domiciliárias, anunciou aquela polícia.

A operação foi desenvolvida pela PJ e pela Autoridade Tributária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) e da Direção de Serviços de Investigação de Fraudes e de Ações Especiais (DSIFAE), num processo-crime que corre pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP).

Segundo a PJ, os detidos, com idades entre os 20 e os 77 anos, "são suspeitos de pertencer a uma rede organizada que, desde pelo menos 2017, se dedicava à fraude intracomunitária ao IVA na aquisição de equipamentos de telecomunicações".

Para tal, "recorreram à constituição sucessivas sociedades unipessoais sem qualquer atividade real e à subsequente emissão de faturação sem que o valor do IVA tenha sido entregue aos cofres do Estado, tendo até ao momento sido apurado um prejuízo superior a seis milhões e meio de euros".

A PJ adianta ainda em comunicado que "a atividade delituosa desta rede organizada foi potenciada pela utilização das plataformas de venda online das maiores empresas nacionais do setor, permitindo-lhes obter uma exposição e volume de vendas que de outra forma não teriam alcançado".

Os detidos vão ser ouvidos na quarta-feira por um juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

ARA // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados